ALERTA

Fechamento geral nos shoppings: Mais 100 lojas fecham as portas e setor de varejo acende o sinal vermelho


Loja de shopping de varejo está passando por momento de crise (Foto: Reprodução/ Internet)

Mais de 100 lojas de shoppings fecharam as portas em agosto de 2023 e mostram situação preocupante do setor de varejo

O setor de varejo é um dos que mais movimentam a economia do Brasil. Entretanto, nos últimos anos, esse tipo de negócio vem passando por alguns problemas financeiros. A prova disso é que mais de 100 lojas fecharam as portas nos shoppings no mês de agosto de 2023.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

De acordo com informações do portal O Globo, o mês em questão foi um dos mais difíceis para o setor de varejo. Isso porque 146 shoppings centers de todo o Brasil viram um total de 127 lojas fecharem as portas, de acordo com levantamento do Bank of America.

A varejista é uma das principais do país (Reprodução: Internet)
A varejista é uma das principais do país (Reprodução: Internet)

Vale lembrar que o setor varejista vem sofrendo com juros elevados e alta da inadimplência entre os consumidores. O que chama atenção é o contraste de agosto de 2023 com julho do mesmo ano, quando ocorreram 82 inaugurações. O jornal O Globo divulgou outros dados importantes.

Os shoppings Bangu, Carioca, Caxias e Grande Rio, no Rio de Janeiro, ficaram no topo da lista entre os que mais tiveram lojas fechando. Entre as varejistas, a Polishop ficou no topo da lista, com o fechamento de nove lojas ao longo do mês de agosto, ou seja, um dado preocupante.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Fachada das lojas Polishop, Imaginarium e Piticas - Foto: Montagem
Fachada das lojas Polishop, Imaginarium e Piticas – Foto: Montagem

Em segundo lugar na lista estão Triton, Puket, Ponto e Imaginarium, com o encerramento de cinco lojas cada. Essa tendência reflete as dificuldades enfrentadas por varejistas dos setores de vestuário e eletroeletrônicos. A Imaginarium e a Puket fazem parte da Uni.co, que é subsidiária da Lojas Americanas.

Veja também

Loja da Polishop (Foto: Reprodução / Internet)
Loja da Polishop (Foto: Reprodução / Internet)

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.