Celebridades Moacyr Franco

Moacyr Franco conquista público com talentos e marca história da televisão e música brasileira

Conheça mais sobe a carreira de Moacyr Franco (Foto: Montagem TV Foco)
Conheça mais sobe a carreira de Moacyr Franco (Foto: Montagem TV Foco)

Se dividindo entre ser cantor e apresentador, o artista conquistou o país com seus talentos e é lembrado até hoje por suas atrações

Moacyr Franco, mineiro libriano nascido em 5 de outubro de 1936, é um ator, compositor, autor e apresentador brasileiro, que, no auge dos seus 83 anos, vive uma tranquila vida colhendo os frutos de uma árdua carreira artística.

Nascido no interior do estado de Minas Gerais, o apresentador descobriu cedo sua vocação para a vida artística, enquanto trabalhava em uma oficina de pintura, após ter completado seu ensino fundamental.

Foi nesse emprego que ele teve a oportunidade de ver uma orquestra pela primeira vez, quando o maestro da Orquestra Tapajós precisou de um de seus trabalhos e lhe chamou para dar um jeito nas estantes do teatro.

Impressionado com tudo que viu, Moacyr Franco fez um acordo com o homem: trabalharia de graça no local, em troca de um lugar em meio aos músicos. O trato foi feito e ali ele aprendeu mais sobre violão, piano, entre outros instrumentos e detalhes musicais.

MOACYR FRANCO GANHA O BRASIL COMO CANTOR

Aos 17 anos, já afinado e buscando um lugar ao sol, o Moacyr Franco ganhou o concurso de melhor cantor da Rádio Difusora de Uberlândia, tendo seu talento prontamente reconhecido. Anos depois, se mudou com a família para Ribeirão Preto e conseguiu um incrível trabalho.

Na nova cidade, já no interior de São Paulo, o apresentador iniciou seus trabalhos no rádio, na emissora Clube Ribeirão Preto. Nela, conheceu Aloisio Silva Araújo, grande redator de humorismo, que era amigo de Manuel de Nóbrega.

Em 1959, durante sua estadia no programa ‘Praça da Alegria’, onde interpretava o personagem Mendigo, Moacyr Franco ganhou o público e se consolidou na música de forma avassaladora, ao ver um de seus bordões ganhar ritmo e cair na graça dos brasileiros.

Filho de Vanusa divulga estado cruel da mãe, internada há 3 anos e com 30 kg a menos, e expõe: “Quem é Deus”

‘Me Dá Um Dinheiro Aí’ foi transformado em marchinha de carnaval e vendeu de forma imediata quase 100 mil cópias em todo o território nacional. Ele é lembrado até hoje pela canção, eternizado em bailes de carnaval às antigas, com marchinhas e cantos.

Além do hit em questão, o apresentador ainda estourou com outras músicas, principalmente durante a década de 80 e 90, quando lançou canções voltadas ao sertanejo raiz. No novo estilo musical, ele esteve em primeiro lugar das paradas com ‘Dia de Formatura’ e ‘Ainda Ontem Chorei de Saudade’, por exemplo.

Antes da atual pandemia, Moacyr Franco estava viajando por todo o país com a cantora Paola Karime, divulgando a música ‘Tô Com Dó de Mim’, além de interpreta seus grandes sucessos, que embalaram gerações.

Rachel Sheherazade bate de frente com ordem de Silvio Santos e não se controla na bancada do SBT: “Erro ou crime”

Lp 'Moacyr Franco Show', de 1975 (Foto: reprodução)
Lp ‘Moacyr Franco Show’, de 1975 (Foto: reprodução)

ARTISTA COMPLETO COM DESTAQUE NA TELEVISÃO

Ao receber uma oportunidade de Manoel de Nóbrega para atuar em ‘Praça da Alegria’, Moacyr Franco ganhou o amor do público com o personagem Mendigo e foi prontamente requisitado para comandar atrações próprias.

Em 1962 estreava seu primeiro programa solo, sendo o ‘Show Doçura’, onde se dividia entre animador e apresentador. Nos anos seguintes, passou pela TV Excelsior e pela Rede Tupi, ambas com o ‘Moacyr Franco Show’.

O sucesso do programa fez com que o artista recebesse um convite da Rede Globo, estreando nos anos seguintes o ‘Moacyr Franco Especial’ na principal emissora do país. Em 1967, quando adentrou a nova casa, seus programas ainda eram transmitidos em preto e branco.

Moacyr Franco na Rede Globo (Foto: reprodução)
Moacyr Franco na Rede Globo (Foto: reprodução)

Ainda na Globo, ele recebeu mais dois programas, estes já com exibição à cores. Suas atrações eram repletas de humor, apresentações musicais e variedade, sendo exibidas com todo o carisma e simpatia do apresentador.

Joelma surge de salto, com calça explodindo e público se choca com cantora empinando: “Tudo bem marcado e enfiado” 

Nos anos seguintes, o comunicador ainda passou por grandes canais de televisão no Brasil. Esteve a Band, Record, voltou à TV Tupi e fez história no SBT, se mantendo por grandes anos como uma das estrelas da casa.

Moacyr Franco (Foto: reprodução)
Moacyr Franco em um de seus programas (Foto: reprodução)

Na emissora de Silvio Santos, ele esteve à frente do ‘Concurso de Paródias’, ‘Pequenos Brilhantes’, além de ter sido jurado do ‘Programa Raul Gil’ durante três anos. Além disso, também esteve presente nos bandidores, sendo peça essencial no núcleo de humor.

Moacyr Franco foi autor de grandes seriados como ‘Ô… Coitado!’ com Gorete Milagres e ‘Meu Cunhado’ com Ronald Golias e Guilhermina Guinle. Além disso também fez história como personagem de ‘A Praça É Nossa’ e ter sido diretor de criação do SBT.

O ator como Jeca Gay em 'A Praça É Nossa' (Foto: reprodução/SBT)
O ator como Jeca Gay em ‘A Praça É Nossa’ (Foto: reprodução/SBT)

Após sair da emissora, fez alguns trabalhos na Rede Globo, como uma participação na série ‘Ilha de Ferro’, além de ter integrado o elenco da segunda temporada de ‘Segunda Chamada’.

Nos dias atuais, o apresentador, que passou grande parte de sua vida como contratado do SBT, possui um canal no Youtube onde faz lives diárias, interagindo com seu público e falando sobre os mais variados temas.

Ele é um exemplo de artista a ser seguido. Conquistou o Brasil com seus talentos, tanto como músico quanto como comunicador, sem se envolver em polêmicas ou se envergonhar de algum feito do passado. Agora vive com um enorme legado, após muito trabalho feito.

O artista agora comanda um canal no Youtube onde faz frequentes lives (Foto: reprodução)
O artista agora comanda um canal no Youtube onde faz frequentes lives (Foto: reprodução)

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Gabriel Motta

Estudante de Publicidade e Propaganda, amante de cultura pop, reality shows, séries e música.