ALERTAS!

2 mil litros no lixo e proibição da ANVISA : A retirada urgente da 5º maior marca de leite dos mercados do Brasil

04/06/2024 às 12h28

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Leite, imagem de proibido, mulher com dor de barriga e Anvisa (Fotos: Reproduções / Canva/ / Marcelo Camargo)

Anvisa determinou a retirada de leite dos mercados após analise

No dia 16 de maio de 2023, a Anvisa retirou três lote da 5º maior marca de leite dos mercados do Brasil.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Nesta terça-feira, 04, iremos relembrar a proibição da agência e até os dois mil litros jogados no lixo.

O leite está diariamente presente na vida de milhares de brasileiros. Desse modo, é comum que cada um possua a sua preferência pelas marcas.

Mas, não é novidade para ninguém que algumas empresas são mais destaque, como Netlê, Italac, Aurora, Vigor e Natville.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


No ano passado, a marca Natville teve problemas com três lotes de leites fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda.

Veja também

De acordo com o portal oficial da Vigilância, os lotes afetados foram:

  • Leite UHT integral;
  • Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro);
  • Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).

A a Resolução RE 2.146, de 15 de junho de 2023 apontou o recolhimento voluntário desses produtos.

Por meio de uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a empresa Laticínios Santa Maria produziu os lotes sem a devida autorização do Ministério.

De acordo com o portal oficial da Anvisa, os produtos continham informações errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda.

Além disso, a inspeção constatou que os alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança.

Fato que representava graves riscos por contaminação entre outros fatores preocupantes à saúde humana.

RETIRADA

Após a determinação da Anvisa contra esses lotes da marca Natville, mais apreensões ocorreram envolvendo os leites da marca.

No dia 25 de julho de 2023, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu 1.916 litros de leite da marca Natville em um estabelecimento comercial da parte baixa da capital.

De acordo com o portal oficial da Prefeitura de Maceió, o produto estava inadequado para o consumo.

Desse modo, para proteger a saúde dos consumidores, a Vigilância Sanitária de Maceió retirou os produtos do comércio.

“A resolução da Anvisa n° 2146 de 15/06/2023 nos informa da suspensão da venda dos leites de fabricação de janeiro a maio do corrente ano e, portanto, o recolhimento deveria ser de forma voluntária pelo estabelecimento, o que não ocorreu. Vale ressaltar a responsabilidade dos representantes comerciais diante da venda de produtos inadequados para consumo, em respeito a saúde do consumidor”, disse Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária de Maceió.

Durante a fiscalização, houve interdição cautelar de 25 litros de leite que estavam em estoque para serem recolhidos voluntariamente e dos que estavam em exposição.

Estoque Natville (Foto: Reprodução / Cortesia)
Estoque Natville (Foto: Reprodução / Cortesia)

PRONUNCIAMENTO

Na época, a Natville emitiu um comunicado sobre os lotes afetados e reforçou o cuidado para manter a qualidade e segurança na fabricação dos produtos.

“Em respeito aos clientes e consumidores, a Natville informa que vem tomando as providências para corrigir as inconsistências apontadas pela Anvisa e comunica que todas as suas fábricas estão funcionando plenamente e em conformidade com as determinações do Ministério da Agricultura”, iniciou a nota, que continuou:

“Esclarecemos que as inconsistências decorreram de operações num setor novo na unidade da Nossa Senhora da Glória [SE], que estava em fase de licenciamento. Porém, neste momento a empresa opera plenamente regulamentada”, afirmou a nota.

Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)
Comunicado da Natville oficial sobre o ocorrido (Foto Reprodução/Natville)

SITUAÇÃO ATUAL

A medida da Anvisa atingiu apenas os lotes citados. A marca Natville já regularizou a sua situação e está sendo comercializada de acordo com as normas da agência.

POR QUE A NATVILLE É IMPORTANTE?

A Natville foi fundada em 1996 com sede no município de Nossa Senhora da Glória. Desde então, ela tornou-se uma das maiores produtoras de leite, queijo, manteiga e outros.

A marca é uma das maiores do país, seguida da Netlê, Italac, Aurora e Vigor. A marca se destaca por conta de seus produtos de qualidade.

Além de estar presente na vida de milhares de brasileiros, a marca é fundamental para a economia do país, uma vez que gera milhares de empregos.

COMO FAZER UMA DENÚNCIA NA ANVISA?

A agência é fundamental para garantir a qualidade dos produtos para os consumidores. Mas, poucos sabem como fazer uma denúncia sobre algum produto.

Para realizar uma denúncia, a Anvisa recomenda entrar com a Vigilância Sanitária de seu município ou com a própria agência mesmo, por meio da Ouvidoria.

Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)
Anvisa (Foto: Reprodução / Globo)

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.