Record

Record

Record perde milhões e extinção de novelas bíblicas é anunciada após crise devastadora em Igreja

Novelas bíblicas da Record podem chegar ao fim por crise financeira na Igreja Universal
Novelas bíblicas da Record podem chegar ao fim por crise financeira na Igreja Universal- Foto: Montagem/TV Foco

Crise sem precedentes na Universal pode afetar a dramaturgia da Record

Investindo milhões desde em produções bíblicas desde 2016, a Record passa por uma crise no setor de dramaturgia e pode extinguir as novelas bíblicas por falta de verba da Igreja Universal, liderada por Edir Macedo.

De acordo com o Na Telinha, a Universal vive sua pior crise financeira desde a sua fundação em 1977, justamente por conta dos altos valores que foram investidos em produções bíblicas nos últimos anos.

Com a falta de dinheiro, a alta cúpula da Record já estuda diminuir ou até extinguir esse tipo de produção no canal. A decisão, no entanto, é exclusiva de Edir Macedo, proprietário do canal e da entidade religiosa.

Segundo a apuração do Na Telinha, a liberdade total de Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo, pode estar com os dias contados. Apesar de informações sobre problemas nos bastidores terem sido divulgadas recentemente, é a falta de dinheiro que pode fazer com que as novelas bíblicas saiam do ar.

Segundo as fontes do portal, a arrecadação da IURD recuou cerca de 65% desde o início da pandemia. A igreja se mantém quase que exclusivamente de doações de fiéis e a crise financeira que atinge a população contribuiu para a diminuição do lucro da entidade.

Veja também

Além disso, a Universal viveu uma séria crise institucional na Angola, perdendo todo o dinheiro que arrecadava no país africano.

Diante do cenário devastador, não houve outra solução a não ser o corte de gastos dentro da própria igreja, diminuindo o salário de pastores. Mas como não houve solução, o outro caminho passou a ser enxugar os repasses para a Record.

Oficialmente, a Universal não é dona da emissora da Barra Funda, já que uma igreja não pode ter a concessão de uma TV no país, ela pertence a Edir Macedo, mas na prática, o canal é um ativo da instituição religiosa.

FIM DAS MEGAPRODUÇÕES BIBLICAS FOI APONTADO COMO SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA FINANCEIRO

A solução apresentada por especialistas em finanças contratados pela Igreja foi de diminuir o repasse para a Record. Fontes do NT confirmaram que a expectativa é de que a emissora receba apenas 25% do previsto.

Com o repasse menor, a produção de novelas bíblicas ficaria inviável, a menos que o mercado publicitário diminua o prejuízo que a emissora teria.

As tramas religiosas não se pagam sozinhas e causam prejuízo já que as marcas não se interessam em anunciar no conteúdo.

Cristiane Cardoso e Edir Macedo record
Cristiane Cardoso e Edir Macedo dão as ordens na Record (Foto: Montagem/TV Foco)

Os diretores artísticos, que não são ligados à Universal, já apresentaram uma solução para Edir Macedo: voltar o investimento em produções contemporâneas, preferencialmente masculinas e que se pagam. Cristiane Cardoso já se mostrou contra e vem tentando conseguir investidores para as próximas produções.

Procurada pelo Na Telinha, a Record não se manifestou sobre a reportagem.

VÍDEO YOUTUBE: Sandra Annenberg assume lugar de Ana Maria + Vício de Eduardo Costa

Quem escreve

Erick Martins

Recém formado em jornalismo, costumo escrever sobre programação de TV, esportes, bastidores e tudo que engloba o mundo dos famosos de maneira leve e direta.

TV Foco AO VIVO Acompanhe

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários