IMPORTANTE!

“Em 10 anos”: Renata paralisa o JN às pressas com situação de fim no INSS e atinge em cheio os aposentados

02/06/2024 às 12h19

Por: Ionara Santna
Imagem PreCarregada
Renata traz notícia sobre o INSS no JN que atinge em cheio aposentados (Foto: Internet)

Âncora traz situação preocupante do INSS no Jornal Nacional

Renata Vasconcellos para transmitiu uma notícia alarmante no Jornal Nacional, na Globo, sobre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que impacta diretamente aposentados e futuros beneficiários.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

“Um estudo sobre as contas da previdência social constatou que em 10 anos o número de benefícios pagos pelo INSS cresceu três vezes mais do que o de contribuintes“, anunciou a âncora, citando um levantamento publicado pelo jornal O Globo.

A matéria trouxe informações detalhadas sobre a situação preocupante, assim como os impactos que os resultados irão trazer a aposentadoria nos próximos anos, o que deve ser acompanhado pela população.

No Jornal Nacional, Renata Vasconcellos expôs notícia do INSS (Foto: Divulgação)
No Jornal Nacional, Renata Vasconcellos expôs notícia do INSS (Foto: Divulgação)

Segundo o estudo, o número de contribuintes aumentou em média 0,7% ao ano, enquanto os pagamentos de benefícios tiveram um crescimento médio anual de 2,2%.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


“Ou seja, as contribuições dos trabalhadores à previdência não acompanham a velocidade do pagamento de benefícios, que cresce de maneira acelerada“, ponderou Renata sobre o fim do crescimento igualitário.

Veja também

A matéria também revelou que, dos 129,5 milhões de pessoas na população economicamente ativa, mais de 70 milhões não contribuíram para a previdência.

Este desequilíbrio tende a se agravar devido ao envelhecimento da população brasileira, colocando em risco a sustentabilidade do sistema previdenciário. “Isso vem acontecendo e deve continuar acontecendo nas próximas décadas”, destacou o jornal.

Renata Vasconcellos no Jornal Nacional e pessoa utilizando portal do INSS (Fotos: Reproduções / Globo / Internet)
Renata Vasconcellos no Jornal Nacional e pessoa utilizando portal do INSS (Fotos: Reproduções / Globo / Internet)

O estudo ainda apontou outras causas para o desequilíbrio, como o desempenho fraco da economia brasileira e a evolução abaixo do esperado do mercado de trabalho.

A relação entre escolaridade e contribuição previdenciária também foi destacada: apenas 13% dos trabalhadores sem instrução ou com menos de um ano de estudo contribuem, comparado a 72% daqueles com ensino superior completo.

O economista Rogério Nagamine, especialista em políticas públicas, apresentou possíveis soluções para atenuar a desigualdade na previdência. “Crescimento econômico sustentável, redução da informalidade e políticas que aumentem a participação no mercado de trabalho, especialmente das mulheres”, sugeriu.

IMPACTOS

No Jornal Nacional, Renata Vasconcellos falou do INSS (Foto: Divulgação)
No Jornal Nacional, Renata Vasconcellos falou do INSS (Foto: Divulgação)

A desigualdade no sistema previdenciário pode gerar uma série de impactos negativos. Primeiramente, compromete a sustentabilidade financeira do sistema.

Com a desigualdade, o sistema pode enfrentar déficits significativos, obrigando o governo a buscar financiamento adicional, possivelmente aumentando impostos ou a dívida pública.

Essa situação pode levar à necessidade de reduzir o valor dos benefícios ou aumentar a idade mínima para a aposentadoria, prejudicando aqueles que estão próximos de se aposentar e, consequentemente, exacerbando a pobreza entre os idosos.

Nesse cenário, reformas estruturais são essenciais para garantir a sustentabilidade financeira do sistema previdenciário, assegurando que ele continue a fornecer suporte adequado para os idosos e outros beneficiários.

Qual é o déficit da Previdência atualmente?

O déficit da previdência aumentou 17,2% em 2023, atingindo R$ 306 bilhões, impulsionado por um recorde de concessões e precatórios.

🚨 Luto! Bozo morre + Polícia investiga mort3 de Nahim como ass@ssin@to + Tati puxa tapete de Eliana?   

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.