Alerta

Revisão histórica no INSS, aumento no FGTS e nova lei da Uber: 3 vereditos chegam de Alexandre de Moraes e STF


Alexandre de Moraes e STF decidem futuro de INSS, FGTS e Uber (Reprodução: Montagem TV Foco)

Alexandre de Moraes e o STF dão veredito sobre 3 assuntos importantes, como INSS, FGTS e Uber

O ministro Alexandre de Moraes e o STF estão discutindo sobre 3 temas importantes para todos os brasileiros. Uma nova lei do Uber, revisão histórica do INSS e um aumento no FGTS estão em pauta.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Os três afetam milhões de pessoas que estão atentos em todas as novidades para que não percam detalhe algum. Porém, há algumas complicações envolvendo os assuntos que causam intrigas entre todos.

A revisão da vida toda é algo que mais está chamando a atenção no INSS neste ano de 2024. Isso porque o julgamento para a aprovação ou não já teve o adiamento por mais de uma vez.

Alexandre de Moraes é o relator desse processo, que estava com um julgamento marcado para o último dia 3 de abril. Assim, o valor estimado de rombo nos cofres é de R$480 bilhões de reais.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A revisão da vida toda é muito aguardada (Reprodução: Internet)
A revisão da vida toda é muito aguardada (Reprodução: Internet)

Porém, mesmo com o julgamento da revisão da vida toda marcado, de acordo com o portal ‘Poder 360’, o presidente do STF, Roberto Barroso, tirou da pauta e ainda não indicou para quando será remarcado.

Veja também

Portanto, todos os aposentados do INSS terão que aguardar mais algum tempo indeterminado para que possam voltar a sonhar com a revisão da vida toda.

Aumento no FGTS

De acordo com o portal ‘Agência Brasil’, o STF adiou, no último dia 4 de abril, referente ao aumento no FGTS. A proposta é que se possa utilizar a Taxa Referencial para a correção das contas do fundo de garantia.

Ainda não remarcaram a nova data. Vale lembrar que ela teve sua paralisação em novembro de 2023 e desde então não teve andamento algum. Essa seria uma grande notícia para todos os trabalhadores CLTs.

Vale lembrar que a proposta, caso aprovada, vale sobre depósitos a partir da decisão do STF e não a valores retroativos.

FGTS é como se fosse uma poupança dos trabalhadores (Reprodução/Foto: FGTS/Divulgação)
FGTS é como se fosse uma poupança dos trabalhadores (Reprodução/Foto: FGTS/Divulgação)

Nova lei no Uber

O STF também irá julgar neste ano de 2024 a questão sobre o vínculo empregatício entre trabalhadores de aplicativos, como o Uber e as plataformas de serviço.

“Trata-se de uma questão relevante, do ponto de vista econômico e social, porque evidencia os novos formatos de trabalho que se impõem a uma conjuntura convencional e já superada”, disse Vera Chemim, advogada especialista em direito público.

Dessa maneira, os motoristas contariam com diversos benefícios, como horário de trabalho estabelecido, pagamento mensal, férias, dentre outros.

Uber é a principal empresa de aplicativos de viagens no Brasil (Reprodução/Foto: Uber/Divulgação)
Uber é a principal empresa de aplicativos de viagens no Brasil (Reprodução/Foto: Uber/Divulgação)

Quando o INSS foi fundado?

O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990. Portanto, aqueles que contribuíram entre 1990 e 1994 estão ansiosos para a validação da regra de uma vez por todas.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: