Agora

Agora

Risco de pneumonia: A proibição da ANVISA contra rival da Nestlé às pressas e retirada de mercados em 2023

Anvisa fez proibição contra rival da Nestlé (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa fez proibição contra rival da Nestlé (Foto: Reprodução/ Internet)

ANVISA retira produtos de rival da Nestlé de circulação por risco de causar pneumonia

Uma famosa marca de sorvete, muito conhecida e querida por muitos, rival da gigante marca Nestlé, em relação aos sorvetes, foi retirada das prateleiras dos mercados e sua comercialização foi totalmente proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em 2023. Alegando que os produtos são impróprio para consumo e podem provocar infecção nas pessoas.

Dessa forma, a ANVISA divulgou a RESOLUÇÃO-RE N° 2.469, no dia 6 de julho de 2023, que determina a suspensão da distribuição, comercialização e uso do lote 18/04/2023 (com validade até 18/10/2023) do picolé sabor chiclete. Da marca D’Cremosinho, fabricado pela empresa MD Indústria e Comércio de Sorvetes LTDA.

A medida foi adotada após a empresa comunicar o início de um recolhimento voluntário devido à contaminação. De acordo com a Vigilância Sanitária, a decisão foi baseada no comunicado de início de recolhimento voluntário enviado pela MD Indústria e Comércio de Sorvetes LTDA (D’Cremosinho), em que a empresa informava sobre a contaminação  por Enterobacteriaceae nesse lote específico do picolé sabor chiclete.

Anvisa fez proibição contra rival da Nestlé (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa fez proibição contra rival da Nestlé (Foto: Reprodução/ Internet)

Diante disso, a presença de Enterobacteriaceae representa um risco à saúde dos consumidores, o que levou à necessidade de suspender a distribuição, comercialização e uso desse produto. Visto que a Enterobacteriaceae é formada por uma diversidade de bactérias Gram negativas, que abrange diversos gêneros.

Segundo o portal ‘Revista AdNormas’, os Enterobacteriaceae possuem risco e podem causar uma ampla gama de doenças, que incluem infecções do trato urinário, gastroenterite, meningite, pneumonia, septicemia e síndrome hemolítico-urêmica.

Veja também

Desse modo, a suspensão da distribuição, comercialização e uso desse lote especifico é uma ação preventiva para resguardar a saúde dos consumidores. Além disso, a ANVISA está acompanhando as medidas adotadas pela empresa fabricante para reparar a situação e evitar que problemas do mesmo tipo ocorram no futuro.

Anvisa tomou importante medida contra marca de sorvetes (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa tomou importante medida contra marca de sorvetes (Foto: Reprodução/ Internet)

Vale ressaltar que os outros lotes do picolé Sabor Chiclete da marca D’Cremosinho, não foram afetados e o produto segue em circulação normal nos mercados para melhor atender seus clientes.

O que fazer em caso de consumo do picolé D’Cremosinho?

Caso tenham consumido o picolé sabor chiclete desse lote específico e apresentem sintomas adversos, como dores abdominais, náuseas, vômitos ou diarreia, é fundamental buscar atendimento médico imediatamente.

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA