Colunas Foco na TV

Sucesso com A Dona do Pedaço, Walcyr Carrasco já enganou Silvio Santos e escreveu novela escondido para concorrente

Walcyr Carrasco é autor de A Dona do Pedaço. (Foto: Divulgação)
Walcyr Carrasco é autor de A Dona do Pedaço. (Foto: Divulgação)

Queridinho da Globo, Walcyr Carrasco já teve passagem pelo SBT e protagonizou episódio polêmico

Apesar de bastante contestado pela crítica especializada, por seus métodos de escrita considerados “ultrapassados” e “clichês”, Walcyr Carrasco parece ter encontrado a fórmula do sucesso na Globo, conseguindo enfileirar novelas que registram alta audiência em diferentes faixas de horário. E em tempos em que alcançar bons números tornou-se algo raro na TV, a emissora carioca ignora as críticas ao texto de Carrasco e o torna o seu principal novelista na atualidade.

Enquanto a maioria dos autores da Globo costumam levar cerca de três a quatro anos para emplacar novos folhetins na emissora, Walcyr Carrasco registra média de apenas dois anos, e ultimamente, tem novos projetos aprovados pelo canal poucos meses após o encerramento da sua última novela.

+ Se Joga não está sozinho: os programas da Globo que passaram vexame e fracassaram na audiência

+ Em 2003, Gugu quase enterra carreira com escândalo e falsa entrevista com bandidos no SBT

Para se ter uma ideia da confiança que a Globo deposita no autor, o seu atual folhetim, A Dona do Pedaço, que caminha para ser mais um grande sucesso de audiência na faixa das 21h, teve sua sinopse escrita e aprovada pelo canal em apenas duas semanas, enquanto muitos autores levam até anos revisando seus textos, geralmente a pedido da própria Globo.

Porém, antes de iniciar sua carreira de sucesso na Globo, Walcyr Carrasco teve uma passagem polêmica pelo SBT. Depois de escrever Cortina de Vidro (1989), novela estrelada por Sandra Annenberg, que foi um verdadeiro fracasso de audiência, o autor assumiu apenas o cargo de supervisor de teledramaturgia da emissora de Silvio Santos.

Victor Wagner e Taís Araújo protagonizaram Xica da Silva na TV Manchete. (Foto: Divulgação)
Victor Wagner e Taís Araújo protagonizaram Xica da Silva na TV Manchete. (Foto: Divulgação)

AUTOR MISTERIOSO

Apesar de receber um salário de cerca de R$ 50 mil, considerado ótimo para a época, Walcyr Carrasco estava insatisfeito com o fato de não ter mais a chance de escrever novelas.

Até que em 1996, o novelista assumiu um plano ousado e arriscado, ao decidir assinar, às escondidas, um contrato com a extinta TV Manchete para escrever Xica da Silva, mesmo ainda sendo contratado do SBT.

+ Do baile funk à estrela pop no Rock in Rio: a trajetória gloriosa de Anitta e o fim da carreira decretado

A solução encontrada por Walcyr para não ser descoberto, foi usar o pseudônimo de Adamo Angel, e ser anunciado pela Manchete como um autor “reservado”, que não gostava de aparecer. Diretor de Xica da Silva, o saudoso Walter Avancini contou, em entrevista à Folha de S. Paulo, que Adamo era um historiador, especializado na época em que a novela seria ambientada, e que estava procurando uma produtora independente para realizar o seu projeto, quando foi descoberto pela Manchete.

Nem mesmo o elenco, liderado pela então estreante Taís Araújo e o galã Victor Wagner, sabia quem era o autor da novela, e pela qualidade do texto, os atores especulavam que Adamo seria o consagrado novelista Dias Gomes ou até o famoso escritor Paulo Coelho.

Silvio Santos promoveu Walcyr Carrasco após polêmica. (Foto: Divulgação)
Silvio Santos promoveu Walcyr Carrasco após polêmica. (Foto: Divulgação)

A DESCOBERTA

Walcyr Carrasco conseguiu manter o segredo por alguns meses, chegando a conceder entrevistas, como Adamo Angel, apenas através de fax. Mas não teve jeito.

Sete meses após a estreia de Xica da Silva, o SBT, inconformado com o sucesso da concorrente, decidiu armar um plano para tentar descobrir quem era o autor misterioso. No maior estilo de séries policiais, diretores da emissora decidiram seguir Walter Avancini pelas ruas de São Paulo, e finalmente descobriram que ele se encontrava com Walcyr Carrasco.

+ Último capítulo de Avenida Brasil mexeu com Dilma e Lula e quase causou apagão por audiência espantosa

O sucesso de Xica da Silva, no entanto, serviu para provar o potencial do autor, e ao invés de ser demitido ou multado pelo SBT, Carrasco acabou sendo promovido.

Poucos meses após o fim da novela da Manchete, Silvio Santos decidiu dar uma nova chance ao autor. Atendendo ao desejo do próprio Carrasco, o empresário o autorizou a escrever para o SBT a novela Fascinação, que estreou em 1998, e conseguiu bons resultados. Dois anos depois, o novelista migrou para a Globo, onde permanece até hoje.

Barracos, traição e muita fofoca ao vivo no canal do TV FOCO no YOUTUBE. INSCREVA-SE

TV Foco no Youtube

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.