Anitta Celebridades Colunas Foco na TV

Do baile funk à estrela pop no Rock in Rio: a trajetória gloriosa de Anitta e o fim da carreira decretado

Após nove anos de carreira, Anitta faz seu primeiro show no Rock in Rio. (Foto: Montagem/Reprodução)
Após nove anos de carreira, Anitta faz seu primeiro show no Rock in Rio no Brasil. (Foto: Montagem/Reprodução)

Após anos de grande ascensão, Anitta finalmente faz sua estreia no Rock in Rio no Brasil; relembre a trajetória de sucesso da cantora até aqui

O talento de Anitta na música era evidente para a família desde cedo, quando, apenas aos oito anos de idade, ela se apresentava no coral de sua igreja, na periferia do Rio de Janeiro, e ainda atendia pelo nome de Larissa.

De origem humilde, ela tinha que se desdobrar, fazendo trabalhos paralelos, como o de vendedora de roupas e estagiária na empresa Vale, mas a partir de 2009, começou a se dedicar de forma mais intensa à música, fazendo covers na internet e ganhando espaço em bailes de funk no Rio.

+ Último capítulo de Avenida Brasil mexeu com Dilma e Lula e quase causou apagão por audiência espantosa

O divisor de águas na carreira da cantora ocorreu em meados de 2010, quando um de seus vídeos na web chamou a atenção do produtor Batutinha, da gravadora independente Furacão 2000, que vinha em grande ascensão na época apostando em diversos nomes emergentes no universo do funk.

Larissa então adotou o nome artístico de MC Anita, inspirada na protagonista da minissérie Presença de Anita, da Globo, mas para se lançar de vez na música, teve de tomar uma decisão para lá de complexa: ela havia recebido uma proposta da Vale para trabalhar com carteira assinada e renda estável, algo que seria essencial para a família.

O pai, Mauro, queria que a filha aceitasse a oferta, mas a mãe, Miriam, lhe incentivava a seguir o sonho de se tornar uma grande cantora. Anita então optou pelo caminho mais arriscado, e assinou contrato com a Furacão 2000. Aquela decisão, no entanto, se mostrou uma das mais acertadas da sua vida, e nove anos depois, teria um significado emblemático em sua carreira.

Anitta em show produzido pela Furacão 2000. (Foto: Reprodução)
Anitta em show produzido pela Furacão 2000. (Foto: Reprodução)

O INÍCIO DO SUCESSO

No final de 2010, Anita lançou o seu primeiro single, “Eu Vou Ficar”, que fez parte do DVD Armagedon, lançado pela Furacão, e lhe rendeu o prêmio de “Revelação do Funk”. O seu primeiro grande sucesso, no entanto, veio apenas três anos depois, com o lançamento de “Meiga e Abusada”, que chegou a fazer parte da trilha sonora da novela Amor à Vida, e com mais um “T” no nome e sem o “MC”, tornando-se simplesmente Anitta.

+ Em 1999, Gorete Milagres, a Filó, fura com a Globo, é bancada por Silvio Santos e causa intrigas no SBT: “Prepotente”

+ O caso da atriz que escandalizou os conservadores, foi expulsa da Globo e acabou morta em tragédia

A essa altura, o estouro de Anitta parecia apenas questão de tempo, e que não demorou muito para acontecer. O seu “divisor de águas” foi a música “Show das Poderosas”, lançada ainda em 2013, que ficou um bom tempo no topo das paradas de sucesso. O clipe da canção também tornou-se um fenômeno na web, e fez com que Anitta virasse a nova referência do funk.

"Show das Poderosas" foi divisor de águas na carreira da cantora. (Foto: Divulgação)
“Show das Poderosas” foi divisor de águas na carreira da cantora. (Foto: Divulgação)

O FENÔMENO ANITTA

A carreira de Anitta mostrou uma ascensão impressionante nos anos seguintes, com o lançamento de músicas como “Zen”, “Ritmo Perfeito”, “Bang!”. “Deixa Ela Sofrer” e “Essa Mina é Louca”, que bombavam de forma quase instantânea e impulsionavam ainda mais o seu sucesso.

Em pouco tempo, a cantora, que não se prendeu apenas ao funk e desenvolveu um estilo próprio, com forte influência do pop, já era considerada uma das mais relevantes e prestigiadas da nova geração no Brasil, ditando tendências e arrastando multidões.

+ O dia em que o elenco de Chaves animou festa do traficante Pablo Escobar: “Ofereceu 1 milhão de dólares”

Respaldada por prêmios, grande volume de shows e centenas de milhões de visualizações no YouTube, Anitta chegou a ser convidada, em 2016, para se apresentar na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil, comprovando todo o seu prestígio.

O Brasil parecia já se tornar “pequeno” para Anitta, e o seu sucesso começou a cruzar o horizonte. A cantora fez vários duetos com músicos latinos, como o colombiano Maluma, no qual lançaram juntos a música “Sim ou Não”, outro grande sucesso, em 2016.

E no ano seguinte, Anitta firmou uma parceria com a rapper australiana Iggy Azalea para lançar seu primeiro single em inglês (“Switch”), que lhe deu a chance de se apresentar no The Tonight Show, um dos principais talk shows da TV norte-americana.

Em uma fase de grande visibilidade internacional, Anitta ainda lançou “Paradinha”, single em espanhol, que visava atingir o mercado latino, além do hit “Sua Cara”, em parceria com Pablo Vittar e o grupo americano Major Lazer.

Anitta vai se apresentar pela primeira vez no Rock in Rio no Brasil. (Foto: Divulgação)
Anitta vai se apresentar pela primeira vez no Rock in Rio no Brasil. (Foto: Divulgação)

ROCK IN RIO

Diante do prestígio e sucesso que Anitta conquistou ao longo dos últimos anos, se consolidando como uma das principais estrelas pop da atualidade é surpreendente o fato da cantora nunca ter feito um show solo no Rock in Rio no Brasil, um dos maiores e mais aguardados eventos de música do planeta.

No ano passado, a cantora ganhou destaque na versão portuguesa do evento, em Lisboa, mas segue “devendo” sua presença por aqui. Em 2017, surgiram rumores de que o fato de Anitta ficar de fora do Rock in Rio no Brasil ocorreu em virtude de uma resistência do principal organizador do evento, que não aprovava muito seu estilo musical, o funk.

+ Suposto romance, brigas e acusações: como Xuxa e Marlene Mattos foram de uma parceria de sucesso à separação conturbada

Porém, se houve realmente alguma resistência, isso parece ter ficado no passado: após muito tempo, Anitta finalmente acertou sua participação na edição deste ano do evento, e que promete coroar a sua carreira até aqui com um show histórico.

E será justamente no palco do Rock in Rio, neste sábado (05), que ocorrerá o fato que se tornará emblemático na carreira de Anitta: o show vai retratar um pouco da trajetória da cantora, incluindo aquele momento crucial da sua vida, em que ela decidiu assinar o contrato com a Furacão 2000, com direito a reprodução clássica do palco da gravadora, que deu início a sua carreira gloriosa há nove anos — mas que para tristeza dos fãs, não deve durar por muito mais tempo.

+ Cadeirudo, serial killer e o mascarado: as revelações mais chocantes da história das novelas

No livro “Furacão Anitta”, uma espécie de biografia não autorizada da cantora, escrita pelo jornalista Leo Dias, é revelado que Anitta planeja seguir com sua carreira apenas até os 30 anos, ou seja, até o ano de 2023.

A cantora quer se vê livre de grande pressão quando atingir essa idade, e pretende passar a investir apenas na função de consultora artística; uma estrela que construiu uma trajetória de grande sucesso e que pretende influenciar e fazer brilhar outras que estão por vir.

Barracos, traição e muita fofoca ao vivo no canal do TV FOCO no YOUTUBE. INSCREVA-SE

TV Foco no Youtube

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.