Agora

Agora

Vacina da dengue 100% gratuita: Brasil entra em surto e vitória chega em SP para exterminar a doença em 2024

Vacina da dengue chega em SP (Reprodução/Montagem TV Foco)
Vacina da dengue chega em SP (Reprodução/Montagem TV Foco)

Brasil entra em surto e vitória chega em SP para exterminar a doença em 2024

Brasil entra em surto de dengue e vitória finalmente chega no estado de São Paulo para exterminar a doença em 2024, com campanha de vacina 100% gratuita, afim de proteger os cidadãos da nova onda.

Portanto, desde 2023, o Ministério da Saúde está em constante monitoramento e alerta para o aumento de casos de dengue no Brasil. Nesse cenário, a pasta coordenou uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses, intensificou os esforços e reforçou a conscientização sobre medidas de prevenção.

Desse modo, uma das iniciativas foi a incorporação da vacina contra a doença, que será aplicada na população de regiões endêmicas, ou seja, em 521 municípios, a partir do mês de fevereiro. Segundo informações do portal Gov, em São Paulo 11 cidades receberão o imunizante, entre elas, regiões de saúde do Alto do Tietê.

As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios, como possuir pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024.

Vale ressaltar que de acordo com o Informe Semanal das Arboviroses Urbanas, entre as semanas epidemiológicas 1 a 3 deste ano, foram registrados 20.773 casos prováveis de dengue em São Paulo. Em 2023, houve notificação de 8.685 casos prováveis. O documento de acompanhamento do cenário nacional é uma das iniciativas disponibilizadas para o monitoramento estratégico.

Veja também

Desse modo, serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue, sendo 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. Esse é um recorte que reúne o maior número de regiões de saúde. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Quais são os sintomas da Dengue?

A infecção por dengue pode ser assintomática ou apresentar quadro leve com sintomas como febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Dengue é uma doença que pode ser fatal (Reprodução: Internet)
Dengue é uma doença que pode ser fatal (Reprodução: Internet)
Lula
Lula aprovou a vacina Qdenga, contra a dengue (Foto: Agência Brasil)
Larvas de Mosquito-da-Dengue (Aedes aegypti) (Foto: TV Foco)
Larvas de Mosquito-da-Dengue (Aedes aegypti) (Foto: TV Foco)

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Luiza Lefundes

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.