AINDA MAIS PODEROSA!

R$13,9 bilhões na mesa: A compra colossal da Uber de próprio rival em país para acabar com concorrência


Uber fechou um dos negócios mais rentáveis com uma de suas maiores rivais para acabar com a concorrência em país (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Postmates)

Uber desembolsou uma verdadeira fortuna para adquirir uma de suas maiores rivais em país e se tornar ainda mais gigante no setor

Em meados de dezembro de 2020, a Uber executou uma compra colossal para adquirir uma forte rival do segmento de delivery e com isso, acabar de vez com a concorrência do segmento em país.

O aquisição se tratou da Postmates, empresa que atua no ramo de entrega de refeições, bem similar ao Uber Eats, e que fazia concorrência direta com a mesma nos Estados Unidos.

De acordo com o portal ExameUber chegou a anunciar no dia 01 de dezembro de 2020, a respeito da conclusão da aquisição da empresa.

Apesar do negócio ter sido divulgado apenas em dezembro, a negociação se arrastava desde julho daquele ano.


Na época foi divulgado que a Uber jogou na mesa a quantia de 2,6 bilhões de dólares (o equivalente a R$13,9 bilhões na época) pelas ações da concorrente.

Veja também

Fusão de visão

Com a fusão, ambas as empresas criaram a segunda maior plataforma de entregas dos EUA, atrás apenas da DoorDash.

Mesmo assim, a Postmates continuou operando, ainda que inicialmente, como uma marca separada.

“Já que não tem tu …”

Vale dizer que a Uber e Postmates já conversavam há anos sobre essa possível fusão.

Segundo o portal  Bloomberg, as companhias mostraram interesse na fusão após a Uber não conseguir comprar a GrubHub, adquirida pela Just Eat Takeaway por 7,3 bilhões de dólares.

O que faz nos lembrar da frase “Já que não tem tu, vai com tu mesmo”. Porém, foi uma das escolhas mais acertadas da plataforma.

Isso porque apesar de não ter sido a escolha inicial, a Postmates tem forte presença em Los Angeles e na região sudoeste dos EUA, o que acabou chamando a atenção e se transformando em uma ótima alternativa.

Uma pesquisa realizada ainda em abril de 2020,  pela consultoria americana Edison Trends, apontava que a DoorDash era responsável por 46,5% do mercado de delivery de refeições nos EUA.

O Eats aparecia em segundo lugar com 25,7%. GrubHub estava na terceira posição com uma fatia de 22,8%.

Crescendo apesar dos “pesares”

Vale dizer que a Postmates foi pioneira na entrega como serviço, o que complementa os crescentes esforços da Uber na entrega de mantimentos, itens essenciais e outros bens.

Fato esse que representou um papel fundamental, ainda mais durante a pandemia da Covid-19.

Inclusive, vale dizer, que a pandemia foi um fator determinante para o negócio na ocasião.

Com a quarentena, e todo mundo confinado em casa, o faturamento do serviço de mobilidade da Uber sofreu uma queda considerável.

Os resultados do terceiro trimestre de 2020 apontaram uma queda de 18% na receita, com 14,7 bilhões de dólares e prejuízo de 1,1 bilhão de dólares no período.

Segundo declarações feitas pela própria Uber na época, com a Postmates e Uber Eats juntos a possibilidade de ofertar mais ferramentas e tecnologia abrangeu mais consumidores.

O Uber Eats, por sua vez, crescia ainda mais na medida que se destacava durante a pandemia da Covid-19, uma das mais violentas crises sanitárias dos últimos anos.

O serviço de entrega de refeições registrou aumento de 125% em sua receita entre o terceiro trimestre de 2020 e o mesmo período do ano de 2019. A receita bruta ficou em 8,5 bilhões de dólares

Qual a última parceria da Uber Eats?

E a Uber Eats continua inovando!

De acordo com o portal Startupi, em fevereiro de 2024, a Uber, junto com os parceiros Mitsubishi Electric e a startup autônoma de robótica Cartken, estão lançando um serviço no Japão que usará robôs de calçada autônomos para entregar comida aos clientes.

As empresas anunciaram que o serviço, a principio, irá atender uma parte seleta de Tóquio até o final de março e o horário de funcionamento seria divulgado mais perto da data de lançamento.

A Cartken, startup fundada em 2019 por ex-engenheiros do Google, já opera entregas junto ao Uber em Fairfax, Virgínia e Miami.

Agora a parceria está expandindo os Estados Unidos e trouxe a Mitsubishi Electric, uma empresa que supervisionará as operações em Tóquio.

O robô autônomo de calçada da Cartken, conhecido como Modelo C, será usado para o serviço de entrega.

Ele viaja a cerca de 3,3 milhas por hora e tem sensores, como câmeras e software avançado, que o ajuda a detectar, perceber e navegar pelas ruas.

O Cartken também possui um sistema que permite que os trabalhadores monitorem e guiem remotamente o robô, se necessário.

A interface de teleoperações da Cartken será usada por funcionários da Mitsubishi Electric que são treinados no sistema de orientação remota da Cartken, de acordo com um porta-voz da Uber.

Vale destacar que o serviço da Uber Eats deixou de existir no Brasil, em março de 2023, para entrega de refeições de restaurantes, porém o app ainda oferece serviços de compras em mercado, bebidas e farmácias.

🚨 Globo boicota Davi, engole cachê de todos os ex-BBBs e gera revolta + Eliana expõe Patrícia e "ataca"    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA