Agora

Agora

Câncer, embolia e morte: A proibição URGENTE da ANVISA contra 3 produtos amados e recolhimento imediato

3 grandes proibições da Anvisa (Foto: Internet)

Anvisa faz proibição urgente contra 3 produtos amados entre os brasileiros

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), órgão regulador crucial para a segurança da saúde no Brasil, lançou proibições urgentes envolvendo três produtos comuns entre a população.

As resoluções traziam alertas a população sobre riscos associados a esses itens. Acompanhar as ações da ANVISA é de extrema importância para a segurança e bem-estar da sociedade.

Nessa matéria, iremos pontuar as três proibições da Anvisa envolvendo casos com grandes preocupações a saúde dos consumidores; veja a seguir!

1. Massas contaminadas e risco de morte

Em uma dessas ações da Anvisa, foi proibido a comercialização, distribuição e uso de massas alimentícias contaminadas da empresa BBBR Indústria e Comércio de Macarrão, conhecida como Keishi.

Segundo informações da cnnbrasil, em 2022, essas massas foram contaminadas com etilenoglicol, substância tóxica que causou intoxicação em animais e levou à morte.

Veja também

A ANVISA ressalta que o etilenoglicol não é autorizado em alimentos, enquanto o propilenoglicol, aditivo alimentar permitido, não pode ser usado em massas alimentícias.

A agência orienta consumidores e empresas a não comercializarem ou utilizarem esses produtos, buscando a devolução e confirmando a data de fabricação para garantir a segurança alimentar.

A empresa Keishi enfatiza a colaboração com a ANVISA e Vigilância Sanitária, esclarecendo que adquiriu o insumo de boa-fé do fornecedor, mantendo-se comprometida com a resolução do ocorrido e a saúde dos consumidores.

2. Mudança no rótulo e câncer

Outra ação da Anvisa que merece destaque é referente as últimas ações do órgão regulador em torno de produtos bronzeadores, envolvendo definições e novas obrigações em rotulagem.

A ANVISA, por meio da Resolução RDC 126/2016 publicada no Diário Oficial da União em 01 de dezembro, atualizou as definições e requisitos técnicos para cosméticos destinados ao bronzeamento da pele.

Essa medida incluiu a imposição de advertências específicas nos rótulos dos ativadores/aceleradores de bronzeado. O objetivo é esclarecer requisitos técnicos e preencher lacunas deixadas pela revogação do Decreto 79094, de janeiro de 1977.

A nova regulamentação define bronzeador como uma preparação cosmética destinada a proteger a pele contra radiações UVB e UVA sem impedir o escurecimento.

A Anvisa também estabeleceu definições para bronzeador simulatório e ativador/acelerador de bronzeado, que têm como finalidade causar o escurecimento da pele por meio de aplicação externa, independentemente da exposição solar.

Quando o assunto é bronzeamento, a Anvisa também agiu mantendo a proibição de equipamentos de bronzeamento artificial para fins estéticos em 2023.

Segundo o órgão regulador, não tem como determinar nível seguro de exposição aos raios ultravioletas, que podem causar câncer de pele e outros danos à saúde.

3. Cosméticos injetáveis e proibição urgente

Por fim, a Anvisa proibiu a comercialização de cosméticos injetáveis, interditando lotes da Bio Essencialli Indústria e Comércio de Cosméticos no ano passado, segundo o portal gov.br.

A medida foi tomada devido a reações adversas graves associadas ao uso indevido desses produtos, como a embolia pulmonar. A empresa divulgava os cosméticos como injetáveis, violando as normas, e as ocorrências estão sendo investigadas.

Essa proibição reflete a necessidade de distinguir entre cosméticos e produtos injetáveis, assegurando que estes últimos atendam aos requisitos rigorosos de segurança, evitando riscos à saúde dos consumidores.

Onde a Anvisa atua?

A Anvisa atua na regulação e fiscalização de medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos para saúde, saneantes, agrotóxicos, serviços de saúde e vigilância sanitária.

Seu papel é garantir a qualidade, eficácia e segurança desses produtos e serviços, promovendo a saúde da população no Brasil. Além disso, realiza controle sanitário em portos, aeroportos e fronteiras para prevenir a entrada de doenças.

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA