ALERTA!

ALERTA GERAL: Nova lei pra quem anda de ônibus é confirmada com novas exigências e atinge milhares


Nova lei para quem anda de ônibus é confirmada - Foto: Montagem

A nova lei caiu como uma bomba no colo de milhares

Inegavelmente, o transporte público é um dos serviços mais essenciais ofertados pelo Governo. Afinal, milhões de brasileiros necessitam viajar para diversos locais, do trabalho ao lazer. Porém, sem dúvida alguma, aqueles que dependem disso costumam gastar uma boa grana todos os meses.

E por falar nisso, uma nova lei para quem anda de ônibus foi confirmada e atingiu em cheio a vida de milhares de pessoas com novas exigências. É importante frisar que, a nova lei se dá em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, trazendo mudanças significativas na cidade, segundo a prefeitura de BH.

Vale levar em consideração que, uma das alterações mais relevantes é a proibição dos ônibus trafegarem sem sistema de ar condicionado. Outro ponto se trata do fato de que as empresas de ônibus receberão um subsídio no valor de R$ 512 milhões, possibilitando a redução do valor da passagem para R$ 4,50.

Ônibus de BH sofre reviravolta - Foto: Internet
Ônibus de BH sofre reviravolta – Foto: Internet

Além disso, existe ainda a questão da forma de cálculo da remuneração das empresas, passando a ser baseada na produção quilométrica e não no número de passageiros transportados. A medida possui o intuito de garantir uma remuneração mais justa e, simultaneamente, garantir um serviço de melhor qualidade, de acordo com a mesma fonte.


E para fechar com chave de ouro as modificações nos ônibus de Belo Horizonte, passou a ser de responsabilidade da prefeitura os itinerários e horários das viagens, anteriormente das concessionárias. A medida visa proporcionar um planejamento e organização mais eficientes no sistema de transporte público.

Veja também

Transporte público com ar-condicionado - Foto: Internet
Transporte público com ar condicionado – Foto: Internet

Em tese, as mudanças no tráfego dos ônibus de Belo Horizonte visam proporcionar uma melhor qualidade e preço mais acessível do serviço para a população.

Quanto o Brasil investe em transporte público?

Apesar de ser muito utilizado diariamente, o transporte público ainda deixa a desejar por problemas como lotação excessiva, poucas rotas e outros entraves. Segundo informações do portal ‘Diário do Transporte’, o Brasil gasta apenas entre 0,10% e 0,15% do PIB (Produto Interno Bruto) em transporte coletivo, sendo que o levantamento mostra que o ideal seria aplicar 3% do PIB.

Alguns brasileiros são beneficiados com gratuidade em transporte público (Foto Reprodução/G1)
Transporte público (Foto Reprodução/G1)

🚨 Davi com outra perde marca de 10 mi + Tadeu Schmidt anuncia 'desligamento' + Ana Maria tem novo programa     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA