NOVIDADES!

Comunicado oficial, notícia mais esperada e benefício chegando: 3 VITÓRIAS do INSS para 2024


Comunicado do INSS (Foto: Reprodução, Pronatec)

INSS anuncia grandes conquistas para 2024: Confira todos os detalhes dessas grades vitorias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um comunicado significativo, anunciando três grandes conquistas planejadas para o ano de 2024. Essa divulgação despertou grande interesse entre os segurados e a população em geral, representando uma perspectiva positiva para o sistema previdenciário no país.

As medidas incluem a modernização dos serviços, visando simplificar e agilizar os processos de atendimento ao público, promovendo uma experiência mais eficiente e acessível para os beneficiários.

Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução: Internet)
Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução: Internet)

O anúncio dessas conquistas representa um passo importante na busca pela excelência na previdência social, promovendo confiança e garantindo um futuro mais seguro para os beneficiários do INSS no Brasil.

Confira os detalhes.

PREVMóvel

“O PREVMóvel amplia e aproxima o atendimento do INSS”, disse o ministro da Previdência Social (MPS), Carlos Lupi no Rio de Janeiro (RJ). Em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, a ação ofereceu serviços previdenciários no populoso bairro de Campo Grande, na Zona Oeste da capital fluminense.

Veja também

Relançado em agosto, o projeto mobilizou servidores para dar suporte avançado a segurados nos pedidos de aposentadoria, pensão, auxílios e benefícios sociais, além de fornecer tirar dúvidas sobre os documentos necessários para efetivar seus direitos.

PREVMóvel, agência móvel do INSS - Foto: Reprodução/Internet
PREVMóvel, agência móvel do INSS – Foto: Reprodução/Internet

Ao lado do secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, e do superintendente do INSS, Marcos Fernandes, o ministro Carlos Lupi projetou a entrada em operação de mais de 100 unidades em todo o país. A aquisição será viabilizada a partir de recursos oriundos de emendas parlamentares, enquanto a operação será financiada pela autarquia federal.

“O PREVMóvel já mostrou, ao longo deste ano, todo o potencial da eficiente iniciativa. Porém, com os novos veículos, os mais de 100 veículos garantirão um salto expressivo no volume e na qualidade do atendimento diário”, explicou.

“Cada vez mais, estaremos presentes no Brasil profundo para facilitar a vida dos mais de 39 milhões de beneficiários. É um compromisso do governo federal com quem mais precisa: o povo”, acrescentou, acompanhado da deputada estadual Martha Rocha, do vereador Welington Dias e do subprefeito, Diogo Borba

PREVBarcos

Apenas em 2023, o PREVBarcos do Pará realizou mais de 22 mil atendimentos.

O atendimento pelos PREVBarcos do Pará beneficiou 33 municípios do interior, durante onze meses de jornada pelos rios em 2023. Ao todo, foram percorridas mais de 5.782 milhas náuticas pelas duas unidades móveis flutuantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atuantes na mesorregião do Marajó e do Baixo Amazonas. Nesse trajeto, feito de julho a dezembro, mais de 22 mil atendimentos foram prestados aos paraenses.

Durante a missão do PREVBarco na cidade de Oeiras do Pará (PA), celebraram com “Parabéns pra você” a notícia da tão sonhada concessão de aposentadoria do segurado Reinaldo Ferreira, morador da Ilha Caí Grande. No hall de atendimento do barco, em 24 de outubro, as pessoas presentes foram contagiadas pela felicidade do ribeirinho.

PREVBarcos (Foto: Reprodução - INSS)
PREVBarcos (Foto: Reprodução – INSS)

É essencial a presença do INSS nas localidades mais distantes do norte do país, pois “é a única forma do segurado ribeirinho ter atendimento presencial e dirimir suas dúvidas quanto aos serviços previdenciários, de requerer seu benefício, qualquer que seja, e ter a resposta imediata. É a cidadania sendo feita aos cidadãos que tanto precisam”. Destacou Anne Guedes por fim, que gerencia o PREVBarco Santarém há 15 anos.

Dúvidas sobre representante legal

Sou representante legal de um familiar, posso receber benefício do INSS mesmo assim? Segundo o INSS, pode, mas no caso de o parente receber um benefício assistencial, é preciso ficar de olho, pois pode gerar impedimento.

Essa é uma dúvida muito comum para aqueles que são representantes de algum segurado do INSS. A dúvida é se, justamente por ser representante, isso acaba impedindo de obter algum benefício do INSS, como aposentadoria, por exemplo. A resposta é não, mas há um caso que pode gerar impedimento para o próprio beneficiário continuar recebendo seu benefício.

Isso porque, para ter direito a um benefício assistencial, um dos requisitos necessários é observar a renda do grupo familiar, ou seja, quanto ganha no total o grupo familiar que mora com a pessoa que quer esse tipo de benefício. Contudo, segundo a legislação, esse total não pode ser maior que ¼ do salário mínimo por pessoa do grupo familiar.

Fazem parte do grupo familiar as pessoas abaixo, desde que morem com o beneficiário do BPC:

  • Cônjuge ou companheiro
  • Pais
  • Madrasta ou padrasto, caso ausente o pai ou mãe (nunca ambos)
  • Irmãos solteiros
  • Filhos e enteados solteiros
  • Por fim, menores tutelados

Por que benefícios não são concedidos?

INSS (Instituto Nacional de Previdência Social) registra aumento de 26,99% no número de análises de pedidos do antigo auxílio-doença. Em comparação com o mesmo período em 2022, mas a maioria dos pedidos de benefícios não são concluídos na primeira análise. Isso por falta de entrega de documentos, diz o instituto.

O crescimento aconteceu após a implantação do Atestmed, procedimento que dispensa a necessidade de agendamento de perícia médica. Apesar de trazer agilidade para as solicitações de aposentadorias, salários-maternidade e pensões, o INSS afirma que o número de processos concluídos poderia ser maior, mas muitos dos procedimentos não são concluídos na primeira análise.

De acordo com o Campo Grande News, na maioria dos casos, a conclusão não ocorre por falta do envio de documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência. Contudo, outras documentações específicas solicitadas também são esquecidas pelos segurados. Além disso, a lista de anexos que devem ser incluídos no requerimento está disponível para consulta no aplicativo Meu INSS no momento da abertura do processo.

🚨 Para derrubar Juliette? Bacci dá notícia absurda de Davi + TV expõe dossiê chocante contra Mani    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu