MARTELO BATIDO!

Decisão de Alexandre de Moraes atinge aposentados e STF crava o que vai acontecer com os salários do INSS


Alexandre de Moraes e o STF tomam decisão que atinge todos os aposentados do INSS (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Globo/Canva)

Decisão do STF atinge em cheio milhares de aposentados do INSS que agora precisam saber o que irá acontecer com o salário e o que fazer agora

E no dia 21 de março de 2024, Alexandre de Moraes bem como os demais ministros do STF, tomaram uma decisão que atinge em cheio milhares de aposentados e pensionistas do INSS.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

De acordo com o Correio Brasiliense, os mesmos invalidaram, pela maioria de votos, a chamada “revisão da vida toda” do INSS, um dos recursos mais aguardados pelos aposentados.

Em suma, a corte invalidou um artigo da lei de 1999 que prevê os planos de previdência social.

Infelizmente com isso, na hora de realizar o cálculo da aposentadoria, os beneficiários não poderão optar pela soma das maiores contribuições que realizou ao longo da vida.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução / Globo)
Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução / Globo)

Esse direito proporcionariam aos mesmos um salário mensal maior, como estava ocorrendo desde uma decisão do tribunal sobre o tema, tomada em 2022.

Veja também

Nem precisa dizer que essa decisão afeta com forma esses mesmos aposentados.

Agora, com a decisão, o pagamento das aposentadorias deverão seguir o fator previdenciário.

A decisão favorece apenas a União, que agora reduzirá os custos com os pagamentos.

O governo alegou que a regra mais benéfica aos aposentados teria impacto de R$ 480 bilhões no orçamento.

No entanto, levantamento do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário aponta que o custo seria menor, de R$ 1,5 bilhão.

STF vai voltar a discutir a revisão da vida toda do INSS (Reprodução: Internet)
Edifício do Supremo Tribunal Federal (Foto Reprodução/Internet)

Distribuição dos votos:

Na sessão, os ministros Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Kassio Nunes Marques votaram a favor do pedido do governo federal.

Alexandre de Moraes, André Mendonça, Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram a favor dos aposentados.

O ministro Kássio Nunes, relator, ajustou o voto ao final e votou com a maioria.

A tese, ou seja, a definição do julgamento, foi a seguinte:

“A declaração de constitucionalidade do artigo 3º, da lei 9876, de 1999, impõe que o dispositivo legal seja observado de forma cogente pelos demais órgãos do Poder Judiciário e pela administração pública em sua interpretação textual, que não permite exceção.

O segurado do INSS que se enquadra no dispositivo não pode optar pela regra definitiva prevista no artigo 29, incisivos I e II, da lei 8.213, de 1991, independentemente de lhe ser mais favorável

Revisão da vida toda tem gerando ansiedade nos aposentados do INSS (Foto: Reprodução/ Internet)
Infelizmente, com a decisão do STF, aposentados não poderão mais recorrer para conseguir a Revisão da Vida Toda (Foto: Reprodução/ Internet)

O que acontecerá com as ações já em andamento da Revisão da Vida Toda do INSS?

De acordo com a Folha de S. Paulo, o STF ainda precisa julgar os embargos de declaração contra a revisão da vida toda apresentados pela União.

Os processos judiciais ainda estão parados, à espera desse julgamento.

Segundo o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), há hoje no Judiciário 61.411 ações discutindo a correção.

Segundo a advogada Gisele Kravchychyn, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), nos embargos, o STF deverá dizer o que será feito com as ações.

O entendimento do STF deverá ser seguido por todos os tribunais e varas previdenciárias do país até que todos os processos sejam extintos.

Segurados que não entraram com ação não devem mais pedi-la.

Quem já ganhou o processo seguirá recebendo o pagamento de uma aposentadoria maior, mas quando o caso chegar ao final, o INSS poderá entrar com ações rescisórias cobrando o que já foi pago.

O STF, no entanto, precisa definir detalhes sobre as ações na Justiça, em fase chamada de modulação dos efeitos da decisão.

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.