CHOCANTE

Diarreia: Anvisa faz proibição URGENTE de carne popular e ordena retirada às pressas dos mercados


Anvisa e carne popular retirada dos mercados (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Uma proibição de extrema importância para os consumidores

O Brasil é um país que consome muita carne vermelha. Ocorre que uma marca popular foi retirada às pressas dos mercados após uma proibição urgente da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), por conter uma bactéria que provoca reações adversas, como diarreia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é uma instituição brasileira vinculada ao Ministério da Saúde. Sua atuação abrange a regulamentação, controle e fiscalização de produtos e serviços relacionados à saúde.

SAIBA MAIS! Pedaços de vidro e substância perigosa: A proibição da ANVISA contra 3 bebidas populares às pressas

Podemos citar medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, hemoderivados, entre outros. A Anvisa é responsável por garantir a segurança e a qualidade desses produtos, bem como promover a proteção da saúde da população.

A medida da carne popular foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa Cedro Alimentos, apontando a Carne Congelada de Bovino sem Osso – Cupim.

Veja também

Anvisa proibi Carne congelada da marca Cedro Alimentos (Reprodução/Montagem TV Foco)
Anvisa proibiu carne congelada da marca Cedro Alimentos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Trata-se do lote: 13012024, fabricado em 13/01/2024. O recolhimento foi devido à detecção de Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação, o que também pode causar riscos à saúde humana.

Conforme divulgado pelo portal Brasil Escola, a Escherichia coli encontrada na carne, é uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade de alimentos, e também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.

Por se tratar de um comunicado de recolhimento voluntário, a empresa segue comercializando normalmente os seus produtos, visto que esse se tratou de um caso isolado da marca popular.

Por isso, é importante que órgãos reguladores como a Anvisa estejam atentos à qualquer tipo de irregularidades em alimentos e tomem medidas para proteger a saúde pública.

Anvisa barra lote de água (Foto: Divulgação)
Fachada do prédio da Anvisa (Foto: Reprodução / MS)

O QUE FAZER AO ENCONTRAR LOTES PROIBIDOS PELA ANVISA?

Se você utiliza produtos da marca Cedro Alimentos, orientamos que verifique o lote impresso no rótulo. Se o produto pertencer ao recolhido, o mesmo não deve ser utilizado ou oferecido para o consumo. Portanto, os amantes de carnes devem ficar atentos.

 

🚨 Chris Flores DEMITIDA + Davi fala sobre notícia de separação + Nova culpada pelo fim de Belo e Gracyanne   

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]