Celebridades Colunas Fátima Bernardes Globo Opinião

Fátima Bernardes se consolida nas manhãs da Globo e prova que TV Globinho é coisa do passado

Bernardes estreou em 25 de Junho de 2012 no lugar da TV Globinho (Montagem: TV Foco)
Fátima Bernardes estreou em 25 de Junho de 2012 no lugar da TV Globinho (Montagem: TV Foco)

O Encontro com Fátima Bernardes completou nessa quinta-feira, 8 anos. O programa foi uma aposta da Globo na retomada dos programas de entretenimento (na pandemia) e deu muito certo

Fátima Bernardes comemorou nessa quinta-feira, 25, oito anos à frente de seu programa diário na Globo, o Encontro. De lá para cá a apresentadora teve que “rebolar” para superar rejeição do formato, troca de diretores, elenco e pequenas adaptações no horário.

+ Audiência 24/6: Sikêra Jr despenca de forma inacreditável e SBT Brasil passa vergonha para reprise de Apocalipse

+ Eduardo Costa trava guerra com Valdemiro Santiago e pastor deixa Deus de lado: “Cachaceiro endemoniado”

Na primeira investida do Encontro com Fátima, o programa chegou a virar meme nas redes sociais, depois que uma mulher na platéia foi flagrada dormindo. Na época o público que ia assistir ao programa ficava posicionado no palco em um formato de círculo. A atração passou por transformações ao longo das temporadas.

Até pouco tempo, o Encontro se apresentava de forma muito corrida, os convidados que ficavam sentados no sofá, tinham que expôr suas opiniões sobre temas cabeludos em um tempo curto, e isso deixava a atração muito acelerada, com a impressão de estar sempre atrasada para entregar o horário ao jornal.

Mas nos últimos meses, o Encontro com Fátima Bernardes ganhou mais tempo, com a incorporação do Bem Estar, que virou um quadro dentro do próprio programa de Bernardes. Os assuntos foram reduzidos e o tempo ficou mais ajustado.

Bernardes ao lado de seu colega de Encontro, o jornalista Andre Curvello (Montagem: TV Foco)
Fátima Bernardes ao lado de seu colega de Encontro, o jornalista Andre Curvello (Montagem: TV Foco)

NA PANDEMIA

No entanto, para a surpresa de todos, Encontro surgiu como um grande respiro na programação da Globo, que por necessidade da informação, se tornou bem pesada nos últimos meses na cobertura da pandemia de coronavírus que assola o Brasil e o mundo.

Fátima chegou a ficar afastada um mês, para que um jornal totalmente focado no coronavírus prestasse serviço à população com notícias atualizadas sobre a pandemia. Depois, a Globo entendeu que já estava na hora de dar um respiro e Fátima Bernardes voltou ao batente, sem imaginar como seria essa retomada, sem convidados (no sofá), sem plateia e sem música ao vivo no palco. Mas tudo foi adaptado.

+ Ratinho quebra o silêncio e coloca fogo em polêmica após conversa bombástica com Datena: “Não se conforma”

Toda essa experiência de quase uma década à frente do entretenimento deu à Fátima Bernardes, conhecimento para comandar um programa ao vivo, com convidados famosos no esquema de videoconferência e números musicais pré-gravados.

Mesmo com toda a instabilidade da internet, Fátima não deixa a peteca cair e se mostra muito ágil ao pular uma entrevista ou chamar uma reportagem ou um quadro. Ao restabelecer a conexão, Bernardes retoma o bate-papo com toda categoria e elegância e administra o tempo de seus entrevistados com uma naturalidade pouco vista em outras apresentadora.

Ana Maria Braga mostrou um pouco de sua Fazenda no Interior de SP para Fátima Bernardes (Imagem
Ana Maria Braga mostrou um pouco de sua Fazenda no Interior de SP para Fátima Bernardes (Imagem: Globo)

É necessário ressaltar que comandar um programa ao vivo, com interações de convidados pela internet, sem platéia ou música para “improvisar” é muito difícil. Sem contar que sua interação com Ana Maria Braga e Louro José também se mostrou muito simpática e agradável.

Outro ponto forte da atração é o “elenco” do novo Encontro com Fátima que está se destacando com a adaptação de seus quadros através dos vídeos feitos em casa. O poeta Braulio Bessa, a jornalista Maíra Azevedo e o co-apresentador, André Curvello também estão em ótima sintonia.

Ainda existe uma corrente que pede a volta do extinto TV Globinho, mas acredito que o lugar de Fátima Bernardes ninguém tira. Também existe outra corrente (essa mais forte) que pede inclusive uma edição do Encontro aos sábados. Será?

 Bernardes durante o Encontro (Foto: Reprodução)
Fátima Bernardes durante o Encontro (Foto: Reprodução)

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do TV Foco

Barracos, traição e muita fofoca ao vivo no canal do TV FOCO no YOUTUBE. INSCREVA-SE

TV Foco no Youtube

Barracos, traição e muita fofoca ao vivo no canal do TV FOCO no YOUTUBE. INSCREVA-SE

Sobre o autor

Mozuka Braga

Formado em Publicidade, Rádio e TV e Teatro é um apaixonado pelo mundo do entretenimento, principalmente séries e novelas. Em 2016 também concluiu sua pós em Produção Executiva e Gestão de TV pela FMU.