ighome Novelas

Globo retalha novelas para diminuir prejuízo após ser obrigada a aumentar gastos

Adriana Esteves (Thelma) e Regina Casé (Lurdes) em Amor de Mãe; novela das nove teve capítulos cortados (Foto: Reprodução/Globo)
Adriana Esteves (Thelma) e Regina Casé (Lurdes) em Amor de Mãe; novela das nove teve capítulos cortados (Foto: Reprodução/Globo)

Globo fez cortes nas novelas para evitar mais gastos e diminuir prejuízos com contratos alongados

O corte nas novelas da Globo, com gravações retomadas nesta semana, também tem motivação financeira. Em um momento em que passa por ajustes internos para reduzir custos, a emissora se viu obrigada a renovar contratos com artistas fora do ar e agora tenta uma saída para diminuir prejuízos.

Prevista para chegar ao fim em maio, Amor de Mãe tem muitos atores contratados por obra fixa, o novo modelo adotado pela Globo para reduzir gastos com seu elenco. Com o adiamento da trama devido à paralisação causada pela pandemia, os vínculos tiveram que ser estendidos, causando um gasto acima do previsto para o folhetim.

+ Exclusivo! SBT estuda fazer mudança na programação das manhãs; saiba os detalhes

+ A Fazenda 12 tem data de estreia definida e Record arma medida de segurança

GLOBO RETALHA NOVELAS

A solução encontrada para o impacto financeiro ser menor foi realizar cortes nas novelas. A trama de Manuela Dias, por exemplo, teria um total de 155 capítulos. Como parou no episódio 102, teria mais 53 pela frente. Mas a Globo cortou 30 capítulos e agora trabalha na gravação dos 23 restantes para finalizar a obra.

Na faixa das sete, Salve-se Quem Puder também sofreu ainda mais com a “tesoura”. A história assinada por Daniel Ortiz tinha 155 capítulos previstos inicialmente. A emissora, no entanto, cortou 48 capítulos e o folhetim chegará ao fim com apenas 107.

CORTES PARA DIMINUIR PREJUÍZOS

O autor Daniel Ortiz com as protagonistas de Salve-se Quem Puder; novelas foram cortadas para diminuir gastos (Foto: Reprodução/Instagram)
O autor Daniel Ortiz com as protagonistas de Salve-se Quem Puder; novelas foram cortadas para diminuir gastos (Foto: Reprodução/Instagram)

Com essa decisão, a Globo prevê uma diminuição no prejuízo causado pelo aumento de gastos com a renovação de contrato de seu elenco. Malu Galli, que está em Amor de Mãe, por exemplo, já sabe que seu vínculo de 13 anos não será renovado e deixará a emissora quando a novela chegar ao fim – com o término adiado, o contrato foi alongado.

+ Leão confunde amizade com amor e quebra a cara, Virgem age sem pensar: Horóscopo do dia (14/08)

A decisão da Globo sobre a exibição das novelas evidencia ainda mais a situação. Apesar de ser gravada inteiramente este ano, a segunda fase de Amor de Mãe irá ao ar somente em 2021.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vitor Peccoli

Publicitário, Vitor escreve sobre TV desde 2013 e, aqui no TV Foco, traz as principais notícias do surpreendente mundo da televisão e seus bastidores.
E-mail: vitor@otvfoco.com.br