ALERTA

Exame gratuito, isenção em farmácias e novo decreto em plano de saúde: 3 benefícios aos idosos 60+

21/05/2024 às 21h40

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Plano de saúde, farmácia, decreto e idosos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Idosos possuem alguns benefícios incríveis

Exame gratuito, isenção em farmácias e até novo decreto de plano de saúde caem como uma grande vitória aos idosos.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O reajuste do plano de saúde 2023/2024 é um assunto que deve ser tomado com muita atenção. Apesar de ser algo certeiro anualmente, ele acaba comprometendo a renda de milhares de pessoas.

SAIBA MAIS! Aprovado em Brasília: Nova gratuidade para idosos com 60+ é anunciada em 2024 com isenção em mais 5 serviços

Com o aumento significativo nas mensalidades dos planos de saúde, um número crescente de pessoas tendem a cancelar seus planos e recorrer ao SUS (Sistema Único de Saúde) como alternativa.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


De acordo com o jornal O Globo, entre dezembro de 2013 e dezembro de 2022, o total de beneficiários com 60 anos ou mais passou de 5,7 milhões para 7,2 milhões, alta de 26,6%.

Veja também

“O maior crescimento foi na faixa de 80 mais, 33,5%. O envelhecimento é uma coisa boa, mas é preciso se preparar para ele. Será preciso uma rediscussão, hoje sai caro para todo mundo, idoso e empresas. A solução não é simples”, disse José Cechin ao O Globo.

O decreto da ANS reforça que os planos de saúde não podem impedir a contratação do convênio em razão de idade ou da pessoa ser portadora de patologia ou deficiência.

Além disso, a ANS estabelece limites e regras para os reajustes anuais, especialmente em reajuste dos planos individuais e familiares.

clínica hospitalar (Foto: Reprodução/Internet)
Idosos sempre são prejudicados no reajustes de Planos de Saúde (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL É O DECRETO DA ANS?

O limite máximo de reajuste em planos de saúde varia conforme o tipo de plano. Para planos individuais e familiares, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece um teto para o reajuste anual.

Por exemplo, para o período de maio de 2023 a abril de 2024, a ANS determinou um limite de 9,63% para esses planos, publicado no Diário Oficial da União.

Um reajuste de plano de saúde é considerado abusivo quando excede os limites estabelecidos pela ANS ou não respeita as condições do contrato de acordo com o site Duarte e Almeida Advogados.

Sendo assim, o decreto da ANS que protege os idosos é relacionado aos reajustes abusivos. Caso o aumento do seu convênio médico ultrapasse 9,63%, é necessário entrar em contato com um advogado, que pleiteará uma ação no Poder Judiciário para remoção do aumento ilegal.

ANS (Foto: Reprodução/Internet)
ANS (Foto: Reprodução / Gov)

IDOSOS TÊM DIREITO A EXAME GRATUITO?

A Raia Drogasil ofereceu exames gratuitos de bioimpedância em comemoração aos 470 anos da cidade de São Paulo.

A ação da empresa aconteceu até o dia 29 de janeiro de 2024 em várias farmácias da rede na capital paulista.

A bioimpedância avalia a composição corporal e mede índices de gordura corporal, gordura visceral, músculos esqueléticos e IMC.

A análise foi feita feita através de uma pequena corrente elétrica indolor que passava pelo corpo e coletava os dados.

“Essa é uma iniciativa que reforça o comprometimento da nossa rede em levar mais saúde e bem-estar a toda população. Hoje estamos em todos os estados do país e isso é resultado de uma história de mais de 100 anos que tem muita ligação com a cidade de São Paulo”, afirmou Juliana Cervan, diretora da Área Mais Saúde da RD-Raia Drogasil.

A ação não estava disponível apenas para idosos, mas para todos os grupos. Porém, foi pontual e aconteceu apenas no início do ano conforme destacou o portal Panorama Farmacêutico.

É importante ficar atento no site oficial da Raia Drogasil e nas redes sociais da empresa se a ação voltará a acontecer ainda em 2024.

Vale pontuar que ações baseadas na prevenção, saúde e bem-estar da população sempre são bem-vindas.

Droga Raia, Drogasil
Exames foram realizados de graça na Droga Raia e na Drogasil (Foto: Reprodução / Canva)

IDOSOS TÊM DIREITO A REMÉDIOS DE GRAÇA?

Uma das principais gratuidades disponíveis aos idosos é o desconto em farmácias e/ou até isenção, ou seja, a aquisição dos remédios gratuitamente.

Ocorre que cabe ao Governo Federal, segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, fornecer gratuitamente medicamentos, especialmente, os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

Além do SUS, os idosos podem contar com o Programa Farmácia Popular, que garante medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto de acordo com informações do portal CAPESESP.

Nesse programa, os medicamentos gratuitos são para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais, além de remédios subsidiados para outras seis doenças, com o Ministério da Saúde cobrindo até 90% do custo.

Farmácia Popular para idosos de baixa renda (Reprodução: Internet)
Idosos, bem como a população de baixa renda, tem direito a medicação gratuita por meio da Farmácia Popular (Foto Reprodução / Gov)

COMO SE APOSENTAR ANTES DOS 60 ANOS PELO INSS?

Para conseguir se aposentar antes da idade mínima era necessário contribuir com a Previdência Social antes da Reforma. Nesse caso, soma-se o tempo de contribuição com a idade.

Para calcular essa possibilidade é necessário verificar o simulador de aposentadoria no aplicativo Meu INSS, que você encontra na sua loja de aplicativos do celular.

INSS conta com mais de 39 milhões de beneficiários (Reprodução: Internet)
INSS – Instituto Nacional do Seguro Social (Foto: Reprodução / Gov)

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

ANS

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.