ACABOU!

Falência e desespero: O fim inesperado de banco GIGANTE em país e as contas esvaziadas às pressas


Banco gigantesco entrou em falência para o choque geral de correntistas (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Banco gigantesco de país teve falência decretada e desespero tomou conta de milhares de correntistas

Em meados de março de 2023, um poderoso e gigantesco banco de país acabou entrando com pedido de falência, em um tempo recorde de 48h, e de forma completamente inesperada.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Situação essa que deixou milhares no mais completo desespero. Desde a crise ocorrida no ano de  2008, aonde a incerteza tomava conta do mercado dos Estados Unidos, essa notícia de falência relâmpago foi a que mais surpreendeu investidores.

Estamos falando do  Silicon Valley Bank (SVB), importante instituição financeira americana.

Fundado em 1983, o SVB se especializou em serviços bancários para startups de tecnologia e forneceu financiamento para quase metade das empresas americanas de tecnologia e saúde apoiadas por capital de risco.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Silicon Valley Bank (SVB) entrou com pedido de falência em 48 horas (Foto Reprodução/Internet)
Silicon Valley Bank (SVB) entrou com pedido de falência em 48 horas (Foto Reprodução/Internet)

 

Veja também

O desfecho que ninguém esperava

De acordo com o portal CNN,  devido ao aumento da inflação no Estados Unidos no ano de 2022, o Federal Reserve, instituição que tem como intuito  estabilizar o dólar, tomou medidas para conter o crescimento inflacionário.

Isso fez com que a taxa de juros sobre empréstimos tomados em bancos tivesse um aumento significativo. Sendo assim, os títulos a longo prazo foram sendo cada vez mais desvalorizados.

Essa medida foi feita de  forma agressiva e inesperada. Com isso, os custos de empréstimos mais altos minaram o ímpeto das ações de tecnologia que beneficiaram o SVB.

As taxas de juros mais altas também corroeram o valor dos títulos de longo prazo que o SVB e outros bancos engoliram durante a era das taxas de juros ultrabaixas, quase zero.

A carteira de títulos de US$ 21 bilhões (equivalente a R$ 100 bilhões) do SVB estava rendendo uma média de 1,79%, o atual rendimento do Tesouro de 10 anos é de cerca de 3,9%.

Ao mesmo tempo, o capital de risco começou a secar, forçando as startups a sacar os fundos mantidos pelo SVB.

Devido a isto, os investidores iniciaram uma série de saques envolvendo fundos administrados pela Silicon Valley Bank, fazendo com que o banco anunciasse que estava negociando seus títulos sem obter nenhum tipo de lucro.

Inclusive, estavam negociando com margem para prejuízos…

Federal Reserve, instituição que tem como intuito estabilizar o dólar (Foto Reprodução/ Valor Econômico)
Federal Reserve, instituição que tem como intuito estabilizar o dólar (Foto Reprodução/ Valor Econômico)

Desespero toma conta …

Da noite pro dia, logo pela manhã,  as ações do banco estavam em queda. Temendo uma nova crise, como a de 2008, os investidores começaram a retirar TODO os seus investimentos.

Não suportando o impacto, o banco acabou anunciando a falência, e como mencionamos, tudo isso em um período recorde.

Quais outros bancos importantes faliram em 2023?

Segundo o Invest News, do início de março de 2023 até o começo de maio, já foram à falência o Silicon Valley Bank, o Signature Bank,  Silvergate e, mais recentemente, o First Republic Bank*

*Para saber mais sobre o assunto clique aqui
First Republic Bank (Foto Reprodução/ Money Times)
First Republic Bank (Foto Reprodução/ Money Times)

 

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.