MARTELO BATIDO!

480 bilhões e aumento histórico na mesa: Veredito de Alexandre de Moraes cai em milhões de aposentados do INSS


Alexandre de Moraes - INSS (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal, realiza decião que impacta a vida de todos os aposentados do INSS

O anúncio do ministro Alexandre de Moraes sobre um aumento histórico direcionado aos aposentados do INSS, despertou uma onda de expectativa e interesse em todo o país.

Este veredito não apenas representa uma cifra monumental, mas também carrega implicações significativas para milhões de aposentados, que aguardam ansiosamente para entender como esse montante impactará suas vidas e segurança financeira.

Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução / Carlos Moura/SCO/STF)
Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução / Carlos Moura/SCO/STF)

Acontece que o Supremo Tribunal Federal (STF) adiou mais uma vez a retomada do julgamento sobre a revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o Info Money, a corte vai decidir se haverá alterações na decisão do próprio tribunal, que, em 2022, reconheceu a revisão da vida toda e permitiu que aposentados que entraram na Justiça possam pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida.


Essa luta vem acontece desde 2022, quando ministro Alexandre de Moraes, pediu destaque e interrompeu o julgamento de um recurso contra a decisão que validou a chamada “revisão da vida toda” do INSS.

Veja também

Revisão da vida toda será novamente discutida na justiça (Reprodução: Internet)
Revisão da vida toda do INSS recebeu decisão do STF (Reprodução: Internet)

De acordo com O GLOBO, Moraes é o relator do caso. Três ministros haviam votado para que o julgamento ser anulado e reiniciado no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Grande custo ao governo

Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, o governo prevê um impacto de R$ 480 bilhões. Esse valor é considerado o maior risco para as contas públicas.

Isso porque segundo o Info Money, ele supera em mais que o dobro a perda estimada de R$ 236,8 bilhões devido à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins, uma decisão desfavorável ao governo em 2021 conhecida como a “tese do século”. Essas informações são baseadas em cálculos feitos pelo Ministério da Fazenda.

Como verificar meu aposento do INSS?

Você pode verificar a situação do seu pedido de aposentadoria do INSS de várias maneiras, mas a mais usada é pelo site da instituição.

Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução/Foto: INSS/Divulgação)
Meu INSS é o aplicativo oficial do programa (Reprodução/Foto: INSS/Divulgação)

Pelo Meu INSS:

  • Acesse o portal: https://meu.inss.gov.br/
  • Faça login: Utilize seu CPF e senha cadastrados no gov.br.
  • Consulte seus pedidos: No menu principal, clique em “Consultar Pedidos”.
  • Selecione o pedido: Escolha o pedido de aposentadoria que deseja acompanhar.
  • Visualize as informações: A página exibirá o status do seu pedido, histórico de movimentações, documentos pendentes e outras informações relevantes.

🚨 Davi com outra perde marca de 10 mi + Tadeu Schmidt anuncia 'desligamento' + Ana Maria tem novo programa     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA