Claro, Vivo e Tim são pegas de surpresa com novo decreto da Anatel com bomba de R$50 milhões
Gerando um rombo de R$50 milhões , Decreto da ANATEL marca o fim de uma era que impacta diretamente gigantes do setor como Claro, Vivo e TIM.
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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) segue firme no combate às chamadas abusivas, que tanto incomodam os consumidores brasileiros. As novas medidas em vigor, trazem reforços importantes para proteger os cidadãos e coibir práticas indesejadas.
Um dos destaques é o aumento do tempo máximo para uma chamada ser considerada “curta” e, portanto, passível de bloqueio automático.
Antes, o limite era de 3 segundos, agora passa para 6 segundos. Essa mudança visa impedir que empresas realizem chamadas curtas repetidamente para burlar as regras.
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Empresas que gerarem mais de 100 mil chamadas em um único dia, e cujo total de chamadas curtas represente 85% ou mais do total, serão bloqueadas por 15 dias. Essa medida busca reduzir drasticamente o número de ligações indesejadas recebidas pelos consumidores.
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Segundo O Estadão, essas diretrizes divulgadas pela Anatel podem acarretar em multas que podem alcançar até R$ 50 milhões em caso de violação.
Identificação
Agora, o uso do código 0303 será obrigatório para identificar chamadas de cobrança e telemarketing. Isso facilitará para os consumidores identificar e bloquear essas chamadas indesejadas.
A Anatel está realizando novas campanhas de conscientização para informar os consumidores sobre seus direitos e como se proteger de chamadas abusivas.
O serviço “Não Me Perturbe”, que permite aos consumidores cadastrarem seus números para bloquear chamadas de telemarketing, está sendo aprimorado para ser mais eficaz.
Lembre-se: você tem o direito de não receber chamadas indesejadas. As novas regras da Anatel estão aí para te ajudar a se proteger.
Claro multada
No dia 2 de fevereiro de 2024, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou a empresa Claro em R$ 15 milhões por realizar disparo em massa de chamadas indesejadas aos seus clientes. Essa foi a primeira vez que a Anatel aplicou sanções por telemarketing abusivo.
Segundo o InfoMoney, a multa foi aplicada após a Anatel constatar que a Claro descumpriu as regras de telecomunicações ao realizar um alto volume de chamadas para seus clientes, sem o consentimento prévio dos mesmos.
A Anatel espera que a multa sirva como um alerta para todas as empresas de telecomunicações, como a Vivo e a Tim, que devem respeitar as regras e os direitos dos consumidores.
Para que serve a Anatel?
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é um órgão do governo federal brasileiro responsável por regular, fiscalizar e normatizar os serviços de telecomunicações no país.
Criada em 1997, a Anatel tem como missão garantir que os consumidores tenham acesso a serviços de qualidade, a preços justos e com diversidade de opções
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