Faustão

Faustão tem diálogos vazados com Sérgio Moro e se pronuncia oficialmente sobre encontro sigiloso

Faustão, da Globo tem diálogos vazados com Sérgio Moro e se pronuncia oficialmente sobre encontro sigiloso Foto: Reprodução
Faustão, da Globo tem diálogos vazados com Sérgio Moro e se pronuncia oficialmente sobre encontro sigiloso Foto: Reprodução

Durante um diálogo com o procurador Deltan Dallagnol, o então juiz Sergio Moro disse ter sido procurado pelo apresentador da TV Globo, no Domingão do Faustão, Fausto Silva, que o cumprimentou pelo trabalho da Lava-Jato e deu conselhos para melhorar as falas dos investigadores. A mensagem inédita faz parte do material analisado por VEJA em parceria com o site The Intercept Brasil.

+A Dona do Pedaço: Maria da Paz se desespera ao saber que Chiclete tem que matar Vivi

+Brigas entre apresentadores que você não fazia ideia: Adriane Galisteu e Ana Hickmann, Geraldo Luís e Rodrigo Faro, William Bonner e Patrícia Poeta

+Rebeca Abravanel tem passado humilhante no SBT revelado e situação triste desvendada: “Foi para fora chorar”

Só uma pequena parte do material havia sido divulgada até agora — e ela foi suficiente para causar uma enorme polêmica. Em parceria com o site, VEJA realizou o mais completo mergulho já feito nesse conteúdo. Foram analisadas pela reportagem 649 551 mensagens. Palavra por palavra, as comunicações examinadas pela equipe são verdadeiras e a apuração mostra que o caso é ainda mais grave. Moro cometeu, sim, irregularidades e o mais inusitado é que Faustão, da Globo surgiu nessa bagunça.

Fora dos autos (e dentro do Telegram), o atual ministro pediu à acusação que incluísse provas nos processos que chegariam depois às suas mãos, mandou acelerar ou retardar operações e fez pressão para que determinadas delações não andassem. Além disso, revelam os diálogos, comportou-se como chefe do Ministério Público Federal, posição incompatível com a neutralidade exigida de um magistrado. Na privacidade dos chats, Moro revisou peças dos procuradores e até dava broncas neles. Faustão está envolvido na polêmica.

O apresentador Faustão tem diabetes, uma doença incurável (Foto: Reprodução)
O apresentador Faustão tem diabetes, uma doença incurável (Foto: Reprodução)

+Ator de Os Dez Mandamentos posta vídeo íntimo em rede social e pega todos de surpresa: “colocou para fora”

Segundo a conversa, Faustão parabenizou Moro pelo trabalho da Lava Jato e deu conselhos para que os procuradores falassem de forma mais simples, para que toda a população entendesse.”Ele disse que vcs nas entrevistas ou nas coletivas precisam usar uma linguagem mais simples. Para todo mundo entender. Para o povão. Disse que transmitiria o recado. Conselho de quem está a (sic) 28/anos na TV. Pensem nisso”, escreveu Moro ao procurador em 7 de maio de 2016. Procurado, o apresentador confirmou o encontro e o teor da conversa entre ele e o então juiz.

Os diálogos revelados pela Veja nesta semana e que revela a participação indireta do apresentador da Globo Faustão, são um novo capítulo de uma série de reportagens que começaram a ser veiculadas em junho último pelo site The Intercept Brasil, que escancara os bastidores de como agiam os procuradores da Operação Lava Jato, que integram o time do Ministério Público Federal agindo em conluio com o ex-juiz Sergio Moro, o que, caso comprovado de fato a participação do hoje ministro, pode ser configurado como antiético, por ferir códigos da Magistratura, podendo, inclusive, levar à anulação de processos julgados por Moro, como o do ex-presidente Lula. Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato negam ter cometido irregularidades.

Saiba tudo o que vai acontecer sobre a nova novelas das 9 da Globo, Amor de Mãe.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Nayara Bolognesi