Novelas: acompanhe todas as notícias das novelas

Novelas: acompanhe todas as notícias das novelas

Novela Chocolate com Pimenta: elenco, audiência e cenas inesquecíveis

Murilo Benício e Mariana Ximenes em "Chocolate com Pimenta" (Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo)
Murilo Benício e Mariana Ximenes em "Chocolate com Pimenta" (Foto: Renato Rocha Miranda/TV Globo)

“Chocolate com Pimenta” é uma novela da Globo exibida originalmente entre 8 de setembro de 2003 a 7 de maio de 2004. Foi escrita por Walcyr Carrasco com colaboração de Thelma Guedes. A Direção ficou por conta de Jorge Fernando, Fabrício Mamberti e Fred Mayrink, com Núcleo de Jorge Fernando e Direção Geral de Fabrício Mamberti.

A novela ficou conhecida por marcar o estilo divertido e romântico de Walcyr Carrasco, que já havia feito algo semelhante em “O Cravo e a Rosa” (2000). A trama contou com elementos de comédia e leveza para a faixa das 18h.

Ganhou uma reapresentação no “Vale a Pena Ver de Novo” entre julho de 2006 e janeiro de 2007, e outra entre março e setembro de 2012. Garantiu também exibição em uma Edição Especial durante as tardes da Globo desde setembro de 2022.

História da novela Chocolate com Pimenta

A novela conta a história de Ana Francisca, que se muda para a fictícia Ventura após o assassinato do pai por grileiros no sul do país, nos anos 1920. Quando chega à cidade, se apaixona por Danilo, que é disputado pela malvada Olga. Sendo o “patinho feio” da cidade, a protagonista se torna alvo de uma humilhação da vilã, que tenta afastá-la do rapaz.

Em vez de ridicularizar Ana, Danilo se apaixona pela sulista e os dois começam a namorar. A mocinha consegue um emprego na fábrica de chocolates que movimenta a cidade como faxineira e logo conhece Ludovico, que a princípio acredita ser um mero funcionário.

Veja também

A jovem descobre que está grávida de Danilo, mas ao tentar revelar a informação, se torna alvo de mais uma maldade de Olga. Sem conseguir revelar que está à espera de um herdeiro, Aninha descobre que Ludovico é o dono da empresa de chocolates. Ele a propõe em casamento e assume a paternidade do filho. Os dois se mudam para Buenos Aires, na Argentina, onde ela tem aulas de etiqueta, estilo e ganha uma repaginada.

Logo que o bebê nasce, Ludovico morre, deixando toda a sua fortuna para Ana Francisca. Sete anos depois, a jovem volta para Ventura – rica, com o melhor cabelo e as melhores roupas – e ainda como acionista da fábrica de chocolates. A intenção da protagonista é se vingar de todos que a humilharam durante sua juventude na cidade.

Audiência da novela

“Chocolate com Pimenta” teve uma média geral de 35,4 pontos, e se tornou a segunda novela das 18h com a maior audiência da década de 2000. Sua maior audiência na exibição original aconteceu no dia 2 de outubro de 2003, quando atingiu 46 pontos na Grande São Paulo. O capítulo mostrou a festa que marcava o retorno de Ana Francisca a Ventura.

Reafirmando seu sucesso, a trama registrou uma média de 20,9 pontos em sua primeira reprise no “Vale a Pena Ver de Novo”. Na segunda vez, marcou 15 pontos de média.

Elenco da novela Chocolate com Pimenta

  • Mariana Ximenes – Ana Francisca (Aninha)
  • Murilo Benício – Danilo
  • Priscila Fantin – Olga
  • Elizabeth Savalla – Jezebel
  • Drica Moraes – Márcia
  • Marcello Novaes – Timóteo
  • Caco Ciocler – Miguel
  • Tarcísio Filho – Sebastian
  • Fúlvio Stefanini – Vivaldo
  • Lilia Cabral – Bárbara
  • Cláudio Correia e Castro – Conde Klaus
  • Laura Cardoso – Vó Carmem
  • Osmar Prado – Margarido
  • Rodrigo Faro – Guilherme
  • Samara Felippo – Celina
  • Denise Del Vecchio – Dona Mocinha
  • Rosamaria Murtinho – Margot
  • Antônio Grassi – Reginaldo
  • Ângelo Paes Leme – Soldado Peixoto
  • Kayky Brito – Bernardete/Bernardo
  • Carla Daniel – Dália
  • Victor Pecoraro – Maurício
  • Alexandre Barillari – Beto
  • Juliana Alves – Selma
  • Hilda Rebello – Matilde

Principais personagens de Chocolate com Pimenta

Ana Francisca é meiga, divertida e um pouco desajeitada. Usa roupas velhas e fora de moda. Tem uma grande mudança de personalidade após lidar com a mágoa do relacionamento que teve com Danilo. Ama o filho, Tonico (Guilherme Vieira) e tem uma cachorrinha chamada Milady.

Danilo é o estudante mais bonito de Ventura e conhecido por ser conquistador. Após a mudança de Aninha para a Argentina, desiste de se apaixonar por qualquer mulher por acreditar que a namorada queria lhe dar o golpe do baú. É noivo de Olga há sete anos.

Tonico é o filho de Ana Francisca e Danilo. É muito quieto e triste, e não sabe quem é o seu pai de verdade. Ludovico o assumiu como filho em vida.

Olga é muito esperta e faz de tudo para ter o amor de Danilo. Foi uma das responsáveis por humilhar Ana Francisca em Ventura. Seu maior medo é ficar solteira, por isso começa a se relacionar com o soldado Peixoto.

Jezebel é a maior vilã da novela. Irmã de Ludovico, atrapalha os planos de Ana Francisca em relação à fábrica de chocolate. É mãe adotiva de Bernardete.

Bernardete foi adotada como menina por Jezebel. Ao longo da novela começa a descobrir que é, na verdade, um menino, para a surpresa de todos.

Cenas marcantes da novela chocolate com pimenta

A novela “Chocolate com Pimenta” foi gravada nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, mas também teve cenas em Buenos Aires, na Argentina, e também em algumas cidades do Rio Grande do Sul. Houve gravações na região serrana do Rio de Janeiro e em São Lourenço, sul de Minas Gerais

Como Aninha perde a fábrica?

Aninha perde a fábrica, a casa e as joias para Jezebel, a irmã terrível de Ludovico. A vilã consegue um documento que prova que o irmão deixou todos os seus bens para ela. A cena no tribunal mostra todos os vilões comemorando a queda da mocinha.

Por que Guilherme não pode ficar com Celina?

Guilherme e Celina começam a se relacionar de forma proibida em “Chocolate com Pimenta”. O pai da jovem, Reginaldo, acredita que os dois possam ser irmãos, por isso proíbe o romance de acontecer.

Quem é o verdadeiro pai de Guilherme em Chocolate com Pimenta?

Guilherme descobre que Reginaldo não é seu pai biológico. Margot revela que é a mãe biológica do rapaz, e não a mulher que se relacionou com o pai de Celina no passado.

Quando o Danilo descobre que é pai do Tonico?

A revelação acontece no capítulo 178, quando Aninha tem uma discussão com Bárbara. Ela descobre que a vilã a enganou antes de sua saída de Ventura. Em um desabafo, a mocinha questiona se Bárbara revelou ao Danilo que Tonico é filho dele, sem saber que seu grande amor ouvia tudo escondido.

Qual é o segredo do Miguel de Chocolate com Pimenta?

Miguel chega em “Chocolate com Pimenta” após um acidente em um voo de balão que tira sua memória. Acolhido por Aninha, o rapaz revela depois que é filho de Ludovico, ex-marido da jovem. Ele explica que foi até Ventura para descobrir mais sobre sua origem.

Resumo da novela “Chocolate com Pimenta”

Para descobrir os resumos dos capítulos de “Chocolate com Pimenta”, é só acompanhar diariamente o TV Foco neste link.

Acompanhe o resumo das suas novelas preferidas

Tudo sobre novelas

“Chocolate com Pimenta” é uma das novelas clássicas da faixa das 18h, representando uma trinca de sucessos de Walcyr Carrasco nos anos 2000, ao lado de “O Cravo e a Rosa” e Alma Gêmea”. O TV Foco acompanha todas essas tramas e divulga resumos de capítulos, resumos semanais e coberturas dos bastidores das novelas.

Saiba tudo sobre novelas

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA