Colunas

ColunasFoco na TV

Lista negra da Globo: descubra os famosos que estão proibidos de pisar na emissora

David Brazil, Xuxa e Pedro Cardoso estão entre os artistas vetados da Globo. (Foto: Montagem/Reprodução)
David Brazil, Xuxa e Pedro Cardoso estão entre os artistas vetados da Globo. (Foto: Montagem/Reprodução)
David Brazil, Xuxa e Pedro Cardoso estão entre os famosos vetados da Globo. (Foto: Montagem/Reprodução)
David Brazil, Xuxa e Pedro Cardoso estão entre os famosos vetados da Globo. (Foto: Montagem/Reprodução)

Maior emissora do país, a Globo tem “lista” com famosos que estão vetados de aparecer em programas da casa

Em 2016, vazou para a imprensa uma lista da RedeTV! com 110 nomes de famosos e outras personalidades que estariam proibidos de pisar e ao menos serem citados em programas da emissora.

+ Segredo revelado: saiba por que Hebe Camargo nunca foi contratada pela Globo

Isso, no entanto, não é de exclusividade da RedeTV!, e outros canais, como a Globo, também possuem uma “lista” de famosos que estão vetados da emissora por diferentes motivos.

Veja também

Na última semana, revelamos um dos casos de vetos de famosos mais marcantes: o de Tim Maia, que foi proibido de pisar em programas da Globo nos anos 90 após não comparecer ao Domingão do Faustão. A lista de “personas non gratas” na emissora, no entanto, é bem mais extensa, e vamos citar aqui algum desses nomes.

Celso Freitas já apresentou o Jornal Nacional na Globo. (Foto: Divulgação)
Celso Freitas já apresentou o Jornal Nacional na Globo. (Foto: Divulgação)

CELSO FREITAS

Entre os anos 1980 e 1990, Celso Freitas foi considerado um dos grandes jornalistas da Globo, chegando a apresentar os principais jornalísticos da emissora: o Jornal Nacional, o Globo Repórter e o Fantástico.

Além de aparecer em frente às câmeras, o jornalista também ganhava prestígio nos bastidores, produzindo programas para outros canais do Grupo Globo, como a Globo News e o GNT. Celso chegou, inclusive, a realizar um documentário sobre a memória de Roberto Marinho, que foi fundador da Globo.

+ Revolta, dispensas e interferências da igreja: o tumultuado ambiente dos autores de novelas na Record

Porém, ao deixar a emissora, em 2004, após 32 anos, e migrar para a Record, Celso teve seu nome riscado da Globo. Em 2015, por exemplo, na celebração dos 50 anos da emissora, o Jornal Nacional realizou uma homenagem, que contou com a participação de todos os ex-âncoras do telejornal, exceto Celso, que mesmo que não pudesse comparecer, em virtude do seu contrato com a Record, sequer foi citado pelo seu antigo canal.

Este ano, quando foi a vez do jornalístico completar 50 anos, foi realizado um novo especial, mas Celso novamente não foi convidado para participar da festa, e sequer foi mencionado nas homenagens. Em setembro, em entrevista ao programa TV Fama, da RedeTV!, ele criticou a postura da Globo por isso.

“Acho que sou considerado persona não grata. Não gostaria de ter sido convidado e até entendo que não caberia um convite. Mas uma omissão de 32 anos dedicados a uma empresa? Emprestei meu talento”, disparou o jornalista, garantindo ainda que não deixou a Globo brigado e sugerindo que essa decisão de ser vetado da sua antiga emissora se deve a uma questão de represália por ter se transferido para a Record.

Xuxa está na lista de famosos proibidos de pisar na emissora. (Foto: Divulgação)
Xuxa está na lista de famosos proibidos de pisar na emissora. (Foto: Divulgação)

XUXA

Apesar de ter se tornado uma das maiores estrelas da história da televisão através da Globo, Xuxa é mais um nome vetado pela emissora em virtude da sua transferência para a Record.

Um fato curioso é que, nos últimos anos, a Globo não tem problemas em citar e até receber artistas do SBT, como a saudosa Hebe, Maísa, Larissa Manoela, entre outros, que participaram de alguns programas da casa nos últimos anos. Isso sem falar das imitações de Silvio Santos, que se tornaram frequentes em programas humorísticos da Globo.

+ Em 2006, Globo apela e escandaliza público com Ana Paula Arósio nua e relato sexual de mulher em novela

A exceção foi Gugu Liberato, com sua morte ganhando cobertura especial em programas do canal no último mês, mas dando ênfase mais ao trabalho do apresentador no SBT, do que na própria Record, que foi sua última emissora.

Quando se transferiu para a Record, em 2015, Xuxa estava na “geladeira” da Globo, sem perspectiva de novos trabalhos. A emissora carioca, no entanto, vem evitando ao menos citar a apresentadora. Um exemplo recente disso ocorreu na novela Verão 90, que abordou o universo dos anos 1990, mas não fez nenhuma referência à Xuxa, que foi fenômeno na época retratada pela trama.

Pedro Cardoso fez sucesso como o Agostinho de A Grande Família. (Foto: Divulgação)
Pedro Cardoso fez sucesso como o Agostinho de A Grande Família. (Foto: Divulgação)

PEDRO CARDOSO

Pedro Cardoso construiu praticamente toda a sua carreira artística na Globo, onde permaneceu por mais de 30 anos, e ficou conhecido especialmente por seu trabalho como o taxista Agostinho de A Grande Família. Porém, após o fim da série, o ator perdeu espaço na emissora. A estrela chegou a apresentar alguns projetos ao canal, mas as propostas não vingaram, e ele foi dispensado.

Cardoso, no entanto, acabou sendo vetado da Globo por suas declarações polêmicas contra a própria emissora. Em 2015, por exemplo, em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, ele afirmou que foi “desprezado” pelo canal.

+ Por que Éramos Seis fracassa na Globo e ainda não repete sucesso da versão do SBT?

“Eu achava que a TV Globo depois de A Grande Família, com a repercussão imensa que meu trabalho tinha tido, me ofereceria um horário para eu desenvolver um projeto meu autoral. Eles não tiveram nenhum interesse e tiveram o mais absoluto desprezo pela minha história lá dentro. Tanto que o nosso contrato durou mais um ano e pouco e acabou”, disparou.

O ator também passou a atacar a Globo por questões ideológicas. De acordo com o site Notícias da TV, a postura de Cardoso irritou os diretores da emissora, que em 2017, decidiram que o ator entraria definitivamente para a “lista negra” e fosse vetado de todas as produções do canal.

Maitê Proença já fez parte do grupo de grandes famosos da Globo. (Foto: Divulgação)
Maitê Proença já fez parte do grupo de grandes famosos da Globo. (Foto: Divulgação)

MAITÊ PROENÇA

Símbolo sexual nos anos 1980 e 1990, Maitê Proença ganhou fama e estrelou diversas produções na Globo ao longo de décadas, mas deixou a emissora definitivamente em 2016, após atuar na novela Liberdade, Liberdade.

Maitê sempre foi conhecida por seu gênio forte, que incomodava muita gente nos bastidores da Globo, inclusive em Liberdade, Liberdade, e teria sido vetada da emissora também por suas declarações polêmicas.

+ Éramos Seis, Carrossel ou Chiquititas? Descubra qual é a melhor novela da história do SBT

A atriz chegou a afirmar que foi vítima de assédio moral de diretores poderosos da Globo, e em 2015, em entrevista à revista Playboy, confirmou que estava sendo boicotada na emissora por seu estilo “sincerão”.

“Eu fui me tornando uma pessoa muito de verdade. E a Globo não é lugar para você ser de verdade. Lá, é um lugar onde todo mundo é vaidoso, as pessoas esperam que você as reconheça, e eu nem sabia quem deveria ser reconhecido porque nunca tinha visto televisão na minha vida”, disse a estrela.

Mesmo amigo de famosos globais, David Brazil não pisa na emissora. (Foto: Divulgação)
Mesmo amigo de famosos globais, David Brazil não pisa na emissora. (Foto: Divulgação)

DAVID BRAZIL

David Brazil ganhou espaço na televisão por seu estilo carismático, que o fez se tornar um dos maiores amigos de artistas famosos. Porém, muita gente estranha o fato do influenciador nunca aparecer na Globo.

Isso, no entanto, ocorreu em outras épocas. David já chegou a participar de programas e até de novelas da Globo, como O Fim do Mundo e Vira-Lata, mas não dá as caras na emissora desde 2002, quando apareceu em O Clone.

+ Ninguém quer? Por que o BBB com famosos pode se tornar um dos maiores fiascos da Globo

O motivo para a ausência do influenciador em atrações da emissora nunca foi revelado oficialmente. Porém, no início desse ano, em um vídeo compartilhado nas suas redes sociais, David decidiu falar sobre o assunto, e afirmou que é vetado da Globo por ordem de uma figura poderosa nos bastidores do canal.

“Tem várias pessoas que se perguntam e me perguntam: ‘David, por que você não aparece na Globo já que a maioria dos seus amigos famosos são globais?’ Já fui contratado da Globo. Já fiz Xuxa, fiz Angélica, fiz novelas, enfim… De um tempo para cá, tem algum ‘bam bam bam’ lá do departamento artístico que não vai com essa cara linda que Deus me deu. Aí o que acontece? A [Regina] Casé já tentou me levar lá no Esquenta, o [Luciano] Huck já tentou me levar no Caldeirão. Já teve autor de novela que escreveu uma participação para mim, mas quando meu nome chega lá, dizem ‘foi vetado na Rede Globo’”, afirmou.

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários